Categories: Notícias

Construtoras têm interesse em hidrelétricas argentinas

Empresas brasileiras de engenharia buscam sócios na Argentina para participar de licitação para construir usinas

O ministro do Planejamento da Argentina, Julio de Vido, disse na semana passada que várias empresas brasileiras de engenharia, como Odebrecht, OAS, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez, demonstraram interesse em participar da licitação para construção das usinas hidrelétricas Presidente Néstor Kirchner e Governador Jorge Cerpernic. As usinas serão construídas no Rio Santa Cruz, província de Santa Cruz, na Patagônia, e terão capacidade combinada de 1,74 mil megawatts (MW).

 

Segundo ele, agora as empresas buscam um sócio argentino e uma solução de financiamento, duas das condições da licitação. Vido destacou que, além de um empréstimo do BNDES, as empresas também poderiam buscar um financiamento com instituições “globais”.

 

A presidente Cristina Kirchner anunciou no fim de agosto a licitação do projeto, que já havia sido licitado há dois anos para um consórcio entre a Andrade Gutierrez e a IMPSA. Na ocasião, o projeto era estimado em US$ 4 bilhões, dos quais 88% seriam de financiamento público.

 

Em abril deste ano, após expropriar a petroleira YPF, Cristina Kirchner anulou a concorrência. Agora, o projeto é estimado em US$ 5 bilhões, e os empreendedores terão de se responsabilizar por 50% dos investimentos.

Page: 1 2

Portal de Licitações