Categories: Notícias

Colômbia estende período de consulta para licitação da Pacific LNG

A Colômbia estendeu um período de consulta pública para um processo de licitação que busca um investidor para o tão esperado projeto de importação de GNL do Pacífico do país.

Potenciais investidores agora têm até 9 de agosto para enviar comentários devido a problemas técnicos que restringiram o acesso online aos documentos de licitação, de acordo com um memorando publicado pela unidade de planejamento do Ministério da Energia UPME.

Projeto de termos de referência convoca a apresentação de propostas para desenvolver e operar infraestruturas de armazenamento, regaseificação e transporte de GNL no departamento ocidental de Valle del Cauca. Os documentos podem ser vistos aqui, em espanhol.

As novas diretrizes propostas incluem mecanismos para estimular licitações “abertas e competitivas”, modificações nas regras relativas à remuneração dos prestadores de serviços e novas obrigações durante a fase de construção, entre outras mudanças.

Não foi dado prazo para o processo de licitação, mas a UPME estabeleceu um prazo de construção de 58 meses, após a adjudicação do contrato.

O projeto inclui uma planta de regaseificação e uma unidade de armazenamento com capacidade para 200 mil m³. Um gasoduto de 120 km transportaria até 400 MMf³/d (milhões de pés cúbicos por dia) de gás das instalações para um terminal em Yumbo, na periferia norte de Cali.

A UPME disse que espera que a infraestrutura proposta exija investimentos de US$ 700 milhões.

Um processo de licitação inicial para o projeto foi abortado no ano passado devido ao interesse morno dos investidores.

Potenciais investidores e partes interessadas em energia anteriormente expressaram dúvidas sobre quem arcaria com o custo do projeto e como os preços seriam impactados.

Algumas empresas disseram à BNamericas que só considerariam uma oferta se medidas maiores fossem tomadas para mitigar riscos, como a ameaça de atrasos, especialmente relacionados ao oleoduto.

Mais detalhes, em espanhol, podem ser vistos aqui.

(Fonte: BNA Americas)

Portal de Licitações