Categories: Notícias

China: México revoga licitação de ferrovia devido a fatores domésticos

O México decidiu retirar uma licitação de ferrovia de alta velocidade com um consórcio conjunto China-México por causa de fatores domésticos

 

O México decidiu retirar uma licitação de ferrovia de alta velocidade com um consórcio conjunto China-México por causa de fatores domésticos, informou o órgão de planejamento econômico da China no sábado.

A decisão não teve a ver com a empresa chinesa, e o governo chinês espera que o caso seja resolvido adequadamente o mais rápido possível, disse um porta-voz da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.

 

Segundo o porta-voz, é surpreendente ouvir que o México decidiu se desfazer da licitação depois da empresa chinesa ter seguido rigorosamente os procedimentos e requisitos de licitação pública, e o conteúdo de licitação está em conformidade com as exigências do governo mexicano.

 

O governo chinês incentiva a participação das empresas chinesas na construção de infraestrutura no México em uma forma mutuamente benéfica, e espera que o governo mexicano crie um ambiente de concorrência leal para todas as empresas, acrescentou.

 

O México anulou a licitação devido a preocupações públicas sobre seu processo, anunciou o Ministério das Comunicações e Transporte na quinta-feira.

 

O governo realizará um novo concurso para o projeto no valor de vários bilhões de dólares norte-americanos que liga a Cidade do México com o polo industrial de Queretaro, a fim de dar tempo para que mais fabricantes de trem possam fazer propostas, segundo um comunicado do governo mexicano.

 

No início desta semana, um consórcio formado pela Companhia de Construção Ferroviária da China e várias empresas de construção do México venceu na licitação.

 

A licitação foi legítima, informou o comunicado, acrescentando que a decisão pelo presidente Enrique Peña Nieto de revogá-la visou expulsar todas as dúvidas públicas em relação ao projeto.

 

(Fonte: CRI)

Portal de Licitações