Notícias

CGE/PI define procedimentos para monitoramento de licitações do Estado

Para o direcionamento dos trabalhos foram estabelecidos critérios que levam em conta a relevância, materialidade e vulnerabilidade dos procedimentos licitatórios do Poder Executivo Estadual

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE/PI) definiu novos procedimentos para o monitoramento contínuo das licitações públicas estaduais, por meio da análise preventiva e concomitante de risco. Este é um dos principais eixos de atuação da Controladoria para 2022.

Para o direcionamento dos trabalhos foram estabelecidos critérios que levam em conta a relevância, materialidade e vulnerabilidade dos procedimentos licitatórios do Poder Executivo Estadual. É o que explica o gerente de Tecnologia da Informação da CGE, auditor governamental Alan Viana. “Os critérios envolvem, por exemplo, o tipo do objeto, o valor estimado da contratação e avaliação do controle interno do órgão licitante. Caso algum procedimento contenha risco relevante para a administração, com base na matriz definida, é aberto processo administrativo para que seja realizada manifestação técnica da CGE”, explicou.

A Portaria nº 23/2022 estabelece o novo procedimento de monitoramento das licitações do Piauí, por meio da qual foram estabelecidos o fluxo processual, objetivos e os critérios a serem seguidos pelos auditores governamentais da CGE em suas manifestações.

“O procedimento busca acompanhar a higidez do processo, quanto aos documentos, objeto, funcionalidade, bem como analisar o grau de risco da licitação em relação ao preço e valor global. A análise é feita por um auditor governamental que identificará todos os fatores e apontará se o processo licitatório é de baixo, médio ou alto risco”, explicou a assessora técnica Nayara Negreiros.

Para o controlador-geral adjunto da CGE, Paulo Henrique Portela, os procedimentos visam à integridade e eficiência nas contratações estaduais.

“A atuação da CGE nas licitações fortalece o controle interno, a partir da criação desses novos mecanismos de controle que devem propiciar a boa governança pública, a melhoria dos gastos públicos, além de minimizar riscos nas contratações, visando maior economicidade e a entrega de bens e serviços à sociedade”, explicou.

(Fonte: Fala Piaui)

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *