Notícias

Candeias: Consórcio vencedor de licitação foi aberto um dia antes da homologação do certame; entenda

A Prefeitura de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, publicou no Diário Oficial do Município (DOM) do último dia 19 de dezembro o ato de homologação do resultado da licitação aberta para contratação de empresa para implementação de uma solução de segurança e monitoramento para os ambientes educacionais e institucionais. Segundo o documento, o vencedor foi o Consórcio Escola Segura, aberto no dia 18 de dezembro, um dia antes da homologação do resultado e quase um mês depois da abertura da licitação e da sessão do pregão.

Na edição do DOM de 14 de novembro, a gestão municipal publicou um aviso de licitação, informando a realização do Pregão Eletrônico n° 091/2024, com o objetivo de contratar empresa para implementação de uma solução de segurança e monitoramento para os ambientes educacionais e institucionais com o fornecimento dos itens necessários e suporte, manutenção preventiva e corretiva, incluindo ferramentas integradas com a Secretaria de Segurança Pública e órgãos de emergência de forma compartilhada, com execução pela Secretaria de Educação de Candeias. A sessão foi marcada para 02 de dezembro.

Após abertura e análise das propostas, o Consórcio Escola Segura foi declarado vencedor. O resultado foi homologado depois da fase de apresentação de recursos e publicado no Diário Oficial de 19 de dezembro.

Considerando que a publicação da homologação do resultado da licitação ocorre ao final de todo o processo e que a sessão do pregão foi em 02 de dezembro, a proposta do consórcio foi enviada antes mesmo dele ser aberto e registrado junto à Receita Federal. Ou seja, o Consórcio Escola Segura participou de todo o certame sem ter CNPJ registrado junto à Receita.

Além disso, os endereços físico e eletrônico do consórcio são os mesmos que constam no registro de um dos sócios integrantes, a IPQ Tecnologia LTDA.

Procurada pelo BNews, a Prefeitura de Candeias afirmou que o Pregão eletrônico 091/2024 seguiu estritamente o que determina a legislação em vigor.

“O art. 15 da Lei 14.133/2021 disciplina como se dará a participação de Consórcio em processo licitatório. O seu inciso I exige somente a comprovação de compromisso público ou particular de constituição de consórcio, subscrito pelos consorciado. Ademais, o *§ 3º é cristalino ao preconizar que apenas ao licitante vencedor é obrigado a promover, antes da celebração do contrato, a constituição e o registro do consórcio, nos termos do compromisso referido no inciso I do caput deste artigo. Portanto, como dito anteriormente, o Pregão eletrônico obedeceu rigorosamente o que dispõe a nova Lei de Licitações”, disse em nota.

Em conversa com nossa reportagem, o Secretário de Governo de Candeias, Filipe Magno, afirmou que as empresas que pretendem formar um consórcio podem participar de um processo de licitação, segundo a Lei de Licitações, apresentando apenas a intenção de formar um consórcio e, sendo vencedor do certame, possui um prazo para fazer todos os registros necessários.

O BNews também procurou o Consórcio Escola Segura, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria. O espaço segue aberto para manifestação.

(Fonte: B News)

Related posts
Notícias

Prefeitura de Laguna irá licitar empresa para limpeza urbana do município

A licitação será para contratação de serviços que abrangem capina, roçada, varrição, entre…
Read more
Notícias

Estado lança licitação para retomar obra no Complexo Prisional de Araçoiaba

Após mais de uma década de paralisação, a unidade 2 do Complexo de Araçoiaba, situado na…
Read more
Notícias

Governo de Pernambuco publica licitação para a restauração da Estrada de Aldeia, em Camaragibe

Será feito um investimento de R$ 112,7 milhões O Governo de Pernambuco publicou, nesta sexta-feira…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *