Vereadores de Cascavel , no oeste do Paraná , aprovaram nesta segunda-feira (19) um substitutivo ao Projeto de Lei 02/2016 que cria a função de agente de bordo nos ônibus do transporte coletivo do município. O segundo tripulante deverá auxiliar os motoristas no embarque e desembarque de passageiros, garantir a segurança e auxiliar os usuários.
A mudança prevê que ao menos 30% da frota circulem com os ajudantes. Desde o fim de 2015, os ônibus não contam mais com cobradores , já que foi implantado o sistema de bilhetagem eletrônica e as passagens passaram a ser pagas com cartão magnético.
Com o fim do cargo de cobrador e a proibição de demissões também prevista em lei, muitos dos funcionários tiveram que ser remanejados e alguns ficaram ociosos. Por isso, justificam os autores – os vereadores Paulo Porto (PCdoB), Professor Paulino (PT), Rui Capelão (PMDB) e Celso Dal Molin (PR) -, a necessidade de criação do novo cargo.
A proposta havia sido rejeitada pela Comissão de Justiça e Constituição e acabou aprovada por 17 votos a três.
A mudança, apontam outros, deve ter impacto na tarifa, que pode subir dos atuais R$ 3,30 para R$ 4,06. As negociações entre as empresas e a prefeitura estão sendo feitas neste mês.
“Não podemos ser ingênuos e acreditar que não vai aumentar a tarifa”, observou o vereador Fernando Winter.
“As empresas não podem justificar que aumentarão o valor da tarifa em função deste projeto. Estes trabalhadores já estão na folha de pagamento e nas tabelas previstas na licitação, portanto não há justificativa nenhuma para preocupar as famílias cascavelenses”, rebateu Celso Dal Molin.
(Fonte: Jornal Floripa)