Estação Campo Grande deve ficar no subsolo a 60 metros de profundidade.
A Caixa Econômica Federal aprovou, nesta terça-feira (11), o início da licitação para o trecho 4 do metrô de Salvador. A obra, que ligará a estação Lapa ao Campo Grande, contará com recursos garantidos pelo governo federal no valor de R$ 1.518.586.194,68 (um bilhão, quinhentos e dezoito milhões, quinhentos e oitenta e seis mil, cento e noventa e quatro reais e sessenta e oito centavos).
A obra foi autorizada pelo Governo Federal, em 30 de dezembro de 2024, com a publicação do projeto no Diário Oficial da União dez dias após sua aprovação. O trecho 4 faz parte do PAC Seleções do governo Lula 3 e será executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur).
Detalhes sobre o trecho 4
De acordo com as informações divulgadas pelo governo do Estado da Bahia, o novo trecho do metrô contará com uma estação nas proximidades do Teatro Castro Alves. O trecho de 1,2 km, que será construído no subsolo, poderá atingir uma profundidade de até 60 metros.
A estação Campo Grande terá três pavimentos e, segundo as autoridades, o novo trecho deve melhorar significativamente a fluidez do trânsito em Salvador. A Sedur já realizou o levantamento topográfico, o georreferenciamento e a identificação de pontos de sondagem.
Expectativas e cronograma
Com a licitação concluída em até 90 dias, o canteiro de obras deverá ser instalado no início do segundo semestre de 2025. A previsão é que a obra seja concluída até dezembro de 2027, caso não ocorram atrasos.
O Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas, operado pela CCR Metrô, será responsável pela operação do novo trecho, que incluirá a nova estação Campo Grande.
(Fonte: Mídia Bahia)