Categories: Notícias

BRT em São José se chamará MOBI e custará R$ 799 milhões

A licitação para implantação do MOBI será pelo sistema RDC (Regime Diferenciado de Contratação).

 

A prefeitura de São José dos Campos apresentou nesta segunda-feira (13) o projeto do BRT (sigla em inglês para Bus Rapid Transit). O novo sistema de transporte público que será implantado na cidade será chamado de MOBI.

 

O nome faz referência ao conceito de mobilidade urbana e está alinhado aos objetivos da Prefeitura de estabelecer deslocamentos rápidos, seguros, confortáveis a custos compatíveis. A partir da definição do nome, será desenvolvida toda a identidade visual do sistema.

 

Para o prefeito, o MOBI vai revolucionar o conceito de transporte na cidade e a maneira como as pessoas se deslocam no município.

 

“O que mais as pessoas desejam no transporte público é rapidez, querem chegar mais rápido em casa, as compras, na visita com parentes, no acesso aos equipamentos públicos de saúde, educação e lazer. Com o MOBI, elas terão um ganho nesse sentido. Gosto de dar um exemplo, uma pessoa que mora na região do Campo dos Alemães, no Colonial, Dom Pedro e que trabalha no Jardim Satélite. Para ela será muito mais interessante ir de ônibus do que de carro com a implantação do MOBI. Isso porque ela vai ter um corredor exclusivo, prioridade no semáforo e uma rapidez muito maior do que o carro hoje”, afirmou o prefeito.

 

A licitação para implantação do MOBI será pelo sistema RDC (Regime Diferenciado de Contratação). Esse regime prevê prazos e procedimentos mais ágeis para a contratação de obras e serviços de engenharia pela administração pública. Nessa modalidade é possível, por exemplo, licitar a elaboração e a execução do projeto na mesma concorrência.

 

Podem participar da licitação empresas estabelecidas no país e que atendam às exigências previstas no edital. Também será admitida a participação de consórcios formados por até três empresas.

 

As propostas serão entregues até o dia 2 de dezembro. A escolha do vencedor da licitação levará em conta a proposta de preço, a proposta técnica e os documentos para habilitação.

 

O prazo total para execução dos serviços é de 42 meses, contados a após a expedição da “Ordem de Serviço” pela Prefeitura.

 

(Fonte: Portal R3)

Portal de Licitações