Categories: Notícias

Brasil é bem vindo no Oriente Médio, dizem EUA

O subsecretário de Estado americano, saudou o Brasil como “potência global emergente” e disse que a atuação do país é bem vinda em todos os “desafios globais”

O subsecretário de Estado americano, William Burns, saudou o Brasil nesta quinta-feira como “potência global emergente” e disse que a atuação do país é bem vinda em todos os “desafios globais”, incluindo no Oriente Médio.

Segundo Burns, apesar de divergências passadas — uma referência ao acordo sobre o programa nuclear iraniano rejeitado pelos EUA, em 2010 –, Washington reconhece “as vantagens de um Brasil atuante em busca de um objetivo comum: apoio a soluções regionais que promovam dignidade, progresso e oportunidades para todos os cidadãos da região — seja no Egito, na Tunísia, na Líbia ou na Síria”. O Irã não foi incluído na lista.

O segundo funcionário na hierarquia da diplomacia americana veio ao Brasil para preparar a visita da presidente Dilma Rousseff a Washington, em abril. No Rio, ele discursou na antiga Bolsa de Valores, hoje centro de convenções, e teve encontros fechados com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e com a presidente da Petrobras, Graça Foster. Nesta sexta (2), ele terá reuniões em Brasília.

Burns foi muito questionado pela plateia do discurso e por jornalistas sobre o cancelamento da licitação, vencida pela brasileira Embraer, para fornecer aviões de alerta antecipado Super Tucano que seriam usados pela Força Aérea americana no Afeganistão. O Itamaraty divulgou nota hoje afirmando que a decisão não contribui para o aprofundamento das relações entre os dois países em matéria de defesa.

Em seus pronunciamentos, no entanto, ele preferiu enfatizar as convergências com o Brasil. Disse que os EUA esperam aprofundar as parcerias em educação –no projeto “Ciência sem Fronteiras” lançado pelo governo Dilma–, em energia e inovação.

Page: 1 2 3

Portal de Licitações