Categories: Notícias

Bauru recebe a visita do presidente do TJSP para o projeto “Administração Participativa”

Objetivo do encontro é ouvir juízes da região, identificar problemas e buscar soluções para aprimorar o desempenho no dia a dia de cada comarca

Vi o fórum e não gostei do que vi, quero modificar isso, disse o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, na visita que fez na última sexta-feira (3), ao fórum de Bauru, referindo-se a um dos prédios que abrigam o Poder Judiciário da comarca. Antigo e com a estrutura sucateada, o fórum dificulta o trabalho de todas as pessoas que precisam ir ao prédio. Além disso, faltam funcionários, retrata o noticiário local. Pilhas de processos estão por todos os lados e, por isso, essa foi a principal reivindicação dos servidores bauruenses.

No entanto, a visita do TJSP a 3ª Região Administrativa Judiciária não se restringiu aos problemas estruturais da Comarca de Bauru. Questões ligadas às demais comarcas também foram discutidas, como o caso da acessibilidade inexistente no fórum de Piratininga, problemas de viatura em Santa Cruz do Rio Pardo, instalação de vara em Lençóis Paulista, entre outras. Esse é o quarto encontro do projeto Administração Participativa. O primeiro foi em Ribeirão Preto; o segundo, em Santos e o terceiro em Presidente Prudente. Agora foi a vez da 3ª RAJ, que tem Bauru como sede e engloba outras quatro circunscrições judiciárias: Botucatu (23ª); Avaré (24ª); Ourinhos (25ª) e Jaú (33ª). Nessa região vivem de 1.359.198 de habitantes (censo de 2010) e nas comarcas que integram a RAJ trabalham 1.981 servidores e há 868 mil de processos em andamento.

Nos encontros das RAJs, o presidente se reúne com os desembargadores coordenadores das CJs e com os juízes e conhece in loco e contadas pelos próprios magistrados as dificuldades existentes e as boas práticas adotadas no dia a dia em cada comarca. O projeto é uma iniciativa da Presidência do TJSP para melhorar a eficiência de gestão do Poder Judiciário. Na RAJ de Bauru não foi diferente. Em um primeiro momento, juízes de toda região tiveram a oportunidade de passar diretamente ao presidente as dificuldades que enfrentam para que haja boa prestação jurisdicional e bom atendimento aos cidadãos. Depois da primeira reunião foi a vez de os servidores ouvirem o que tem sido colocado em prática pela gestão que assumiu o Judiciário paulista no início de 2012. Ainda nesse mesmo dia, Ivan Sartori se reuniu com representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil, dos Poderes Executivo e Legislativo, das Polícias Militar e Civil e com diversas instituições da localidade.

Page: 1 2

Portal de Licitações