Notícias

Balanço Anual da Prodem destaca bom desempenho da empresa

O lucro obtido no ano passado é pouco maior que em 2009, quando a Progresso e Desenvolvimento já fechou com R$ 379 mil de superávit.

 

 

A empresa pública Prodem (Progresso e Desenvolvimento Municipal) publicou na edição da Imprensa Oficial do dia 26 de março último, seu Balanço Patrimonial e respectiva Demonstração de Resultados do Exercício de 2010, A empresa passa por um período de boa estabilidade, conforme apresenta seus demonstrativos financeiros. Os números mostram que a Prodem fechou o ano de 2010 com um superávit de mais de R$ 422 mil o que confirma que a política administrativa e de expansão implantada na empresa está dando certo.

 

O lucro obtido no ano passado é pouco maior que em 2009, quando a Progresso e Desenvolvimento já fechou com R$ 379 mil de superávit. E foi naquele ano, 2009, que a Prodem teve de iniciar uma reforma estrutural e gerencial, para que pudesse cumprir adequadamente com seus compromissos e objetivos. Pra se ter uma idéia, em 2008 o prejuízo foi de R$ 572 mil, além da dívida de mais de R$ 2 milhões deixada para a atual administração.

 

O diretor presidente, Vivaldo Mendes, diz que não foi mágica e não há segredo. “Foi feita uma reestruturação na maneira de administrar os recursos financeiros, enfatizando também o capital humano da Empresa. Implantamos uma administração moderna, eficiente, com foco em controles, resultados e transparência”, afirma.  Esta semana, em entrevista, Vivaldo Mendes fala sobre o processo de recuperação da Prodem, dos projetos e trabalhos realizados, das adequações e da radical transformação por que passou a equipe de funcionários.

Como presidente da Prodem quais ações foram tomadas para a recuperação da empresa?
Vivaldo Mendes: Fizemos uma reestruturação na maneira de trabalhar na empresa. Desde que assumimos, até hoje, acompanho de perto, com muito critério, as compras que são feitas, desde uma simples resma de papel até compras maiores. Tudo para que não existam desperdícios, para que haja uma boa negociação e consigamos o melhor produto pelo menor preço. Valorizamos o fornecedor, com pagamentos em dia. Mas cobramos qualidade e que o atendimento e cumprimento de prazos sejam feito de acordo com o contratado. Diminuímos gastos com telefone, correios, horas extras, eliminamos desperdícios existentes na folha de pagamento, como adicional noturno e taxa de insalubridade para quem não fazia jus de acordo com a Lei. Não renovamos contratos de publicidade encontrados quando de nossa posse. É com pequenas economias que se consegue um bom montante, que faz a empresa andar corretamente e atingir seus objetivos. Somado a estes ganhos, incrementamos nossos serviços, com conseqüente acréscimo de receitas. Mesmo com aumento no número de funcionários e conseqüentemente na sua folha de pagamento, todo esse processo contribuiu para que a empresa melhorasse os seus resultados e conseguisse saldar dividas e regularizar impostos atrasados herdados da administração anterior.

 

Qual a origem da renda da empresa Prodem?
Vivaldo Mendes: Os recursos da Prodem vêm em decorrência dos serviços prestados para Prefeitura, nossa cliente. Fazemos para a Prefeitura junto à Secretaria Municipal da Educação o gerenciamento do transporte escolar rural, onde atualmente contratamos uma cooperativa de perueiros para executar esse serviço. Também gerenciamos e fiscalizamos o transporte público, executado de forma terceirizada pela empresa BONTUR. Pela execução de nossos serviços nessa área, a Prodem recebe uma taxa de administração bem como a BONTUR, ao ganhar o processo licitatório, teve que pagar uma taxa de concessão para a empresa. Prestamos serviços também de vigilância dos prédios da administração municipal tais como Escolas, UBS e outros. A execução dos serviços de limpeza desses prédios também está a cargo de funcionários da Prodem. Como serviço mais recente, implantamos e administramos toda a execução do estacionamento rotativo conhecido como “Área Azul”. É de responsabilidade também da Prodem a administração da Estação Rodoviária e do Trânsito de nossa cidade. Não podemos deixar de falar das merendeiras que atendem em nossas escolas. A partir do final de abril este serviço será terceirizado, quando as 101 merendeiras atualmente registradas na Prodem serão dispensadas, recebendo todos os seus direitos trabalhistas, porém todas já estão com serviço garantido na própria empresa vencedora da licitação e nova responsável pela merenda escolar, Starbene Refeições Industriais Ltda.

 

Com a terceirização da merenda escolar, a Prodem vai deixar de prestar o serviço para a Prefeitura e perderá parte de sua receita? Quais medidas estão sendo tomadas para que isso não prejudique o orçamento da empresa?
Vivaldo Mendes: Já estamos estudando, juntamente com nossos demais colegas secretários da Prefeitura, outras formas de prestação de serviços. A Prefeitura publicou recentemente legislação para implantar em nossa cidade o serviço de moto-táxi e moto-frete, serviço hoje existente, mas sem regulamentação. A Prodem acaba de assumir a administração desse serviço. Já fizemos reuniões com membros da categoria, abordando pontos sobre localização de pontos, regularização de documentos, adequação das motos à nova legislação, confecção de novos coletes dentro das regras, inclusive, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e outros. Além disso, dentro da nova regulamentação municipal, que acompanha as exigências nacionais, haverá também uma rigorosa vistoria da cada moto, capacete e condições de trabalho das agências e dos particulares.

 

Desde que assumiu a Prodem você vem implantando ações para valorizar o funcionário. Qual a importância dessas ações para o bom desenvolvimento da empresa?
Vivaldo Mendes: Uma empresa que quer se desenvolver, não pode abrir mão de ter seus funcionários, como verdadeiros parceiros. São eles que podem e têm condições de contribuir para que a empresa se projete no mercado e tenha sua perenidade garantida. Para isto a empresa precisa reconhecer a importância de seu corpo de colaboradores, incentiva-los a permanecer envolvidos e comprometidos com a Visão e Missão da empresa. Pensando dessa forma, a Prodem passou a desenvolver ações voltadas para o seu parceiro maior, que é o seu funcionário. Vamos citar algumas ações já implantadas: reativação e valorização da CIPA, que é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes; realização de eventos comemorativos, tais como Dia da Mulher; Dia das Mães; envio de mensagem no dia do aniversário do funcionário; implantação do “Kit Bebê”, junto às funcionárias gestantes; criação de Caixa de Sugestões; contratação e implantação de perícia médica e Engenheiro de Segurança do Trabalho; distribuição de EPI s – Equipamentos de Prevenção Individual; distribuição de equipamentos para uso nos locais de trabalho, tais como lanternas e caixas de primeiros socorros; realocação de funcionários, levando em consideração o local de sua residência, mais perto do seu de trabalho; elaboração de pesquisa com os funcionários, visando apurar um quadro geral da situação sócio econômica, satisfação no trabalho, hábitos, qualidade de vida, entre outros; realização, juntamente com a CIPA, da Semana da Saúde e Qualidade de Vida; mudança de local da sede da empresa, oferecendo melhores condições para execução dos trabalhos e para receber os demais funcionários que prestam serviços em outros locais; implantação do Programa 5 “S” na área administrativa da Prodem, método este aplicado em grandes e mais organizadas empresas.

 

Para finalizar, algum novo projeto está sendo implantando na Prodem?
Vivaldo Mendes: Já estamos em fase adiantada de implantação do que chamamos de “PEP – Plano Estratégico da Prodem”, que consiste numa proposta metodológica para operacionalizar as ações da empresa frente aos nossos parceiros (funcionários), prefeitura e à população. Trata-se de um projeto que contempla as particularidades da empresa, que define e estabelece os objetivos que irão nortear as suas ações estratégicas e operacionais como um todo. Foi estruturado com a minha participação direta e de nossos funcionários lideres (chefias de áreas). Do consenso do grupo foi extraído o que estamos implantando. O Grupo já definiu a Visão, a Missão e os Princípios da Prodem, bem como as Estratégias que deveremos adotar neste nosso novo modelo de administração. Com este conjunto de medidas será possível dar o embasamento e sustentação ao desenvolvimento de uma nova cultura de atuação da Prodem. O que, com certeza, muito contribuirá para uma boa administração pública.

 

(Fonte: Prefeitura Municipal de Olimpia)

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *