Demora nos repasses
O DNIT alegou que os atrasos foram provocados pela demora em liberações por parte dos ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente.
Como O GLOBO mostrou no domingo, as obras do Arco Metropolitano foram iniciadas em 2008 e estavam previstas para serem concluídas, a princípio, em 2010. Mas o projeto, que deverá ter um custo final de R$ 1,1 bilhão, será inaugurado, na melhor das hipóteses, somente em dezembro de 2013. O atraso ocorre por conta de uma série de problemas, como a descoberta de 63 sítios arqueológicos em trechos do projeto, duas mil desapropriações, mais de 200 ações na Justiça e a construção de um viaduto para não acabar com o habitat natural de uma espécie de perereca.
Um dos entraves rodoviários do estado, estrada federal tem muitos registros de atropelamentos
O trecho ainda não duplicado da BR-493 (Magé-Manilha), dentro do projeto do Arco Metropolitano, recebe diariamente a maior parte da carga que chega ao estado e, por isso, tornou-se um dos maiores entraves rodoviários do Rio de Janeiro. Situação grave para os transportes e dramática para seus moradores.
Em Itaboraí, a estrada é conhecida como “rodovia da morte”. De janeiro a agosto, a 71ª DP (Itaboraí) registrou 27 ocorrências de mortes e outras 364 de lesões corporais de trânsito, cerca de um terço do total da 35ª Área Integrada de Segurança Pública que abriga outras quatro delegacias.