Categories: Notícias

Apenas um aeroporto da Copa tem obras no terminal de passageiros

Intervenção só ocorre no Galeão, no Rio; em Campinas e Porto Alegre, ainda não há projeto escolhido

 

 

Há pouco mais de 46 meses, o Brasil era anunciado sede da Copa do Mundo. Mas só agora, a 33 meses da competição, as obras dos aeroportos brasileiros começam um voo tímido. Especialistas de diferentes institutos alertam que a maioria dos terminais do país não estará pronta para receber os turistas em junho de 2014.

O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, tem outro prognóstico. Segundo ele, oito aeroportos da Copa estão em obras no momento. Mas o dado positivo esconde uma informação preocupante: dos aeroportos do Mundial, apenas o Galeão, no Rio de Janeiro, passa por reforma nos terminais de passageiros.

Bittencourt também afirmou que Viracopos, em Campinas, já tem uma obra concluída. Mas ela corresponde ao módulo operacional provisório (MOP), instalado no final de agosto, que serve exatamente para lidar com o gargalo gerado pela falta de espaço no terminal permanente. O aeroporto do interior paulista é o mais atrasado em relação à reforma ou ampliação nos terminais da Copa. Assim como em Porto Alegre, a licitação para a escolha dos projetos, que é a fase inicial da obra, ainda não terminou.

“Pelo período médio das obras de infraestrutura, não há tempo hábil para os terminais ficarem prontos”, disse o economista e pesquisador Carlos Campos.

Page: 1 2 3

Portal de Licitações