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Ampliação de linhas da CPTM prevê investimento total de R$ 19 bilhões

Os investimentos em expansão de linhas da CPTM de 2012 a 2015 somam R$ 9,4 bilhões, mas estão todos em fase de projeto.

SÃO PAULO – Os investimentos em expansão de linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de 2012 a 2015 somam R$ 9,4 bilhões, mas estão todos em fase de projeto. Segundo o presidente da CPTM, Mário Bandeira, o plano de investimentos da empresa se concentra em sete projetos, todos com licitações a serem lançadas a partir de 2012.

Considerando o valor total de investimentos, com parcerias público-privadas (PPP), o montante chega a R$ 19 bilhões. Os projetos são a extensão da linha 9 até Varginha, bairro da zona sul de São Paulo; os expressos do ABC e de Jundiaí; a ligação até Alphaville; os trens regionais para Santos e Sorocaba; e o trem até Guarulhos. “Os investimentos em modernização estão em curso desde a criação da companhia, em 1994, mas agora queremos mudar o padrão de serviços, reestruturar a empresa”, diz Bandeira, que participou nesta quinta-feira do evento Negócios nos Trilhos, em São Paulo.

A extensão da linha 9, da estação de Grajaú a Varginha, terá 4,5 quilômetros de extensão e o investimento estimado em R$ 249 milhões. A obra está em fase de formulação do projeto executivo, com licitação prevista para o segundo semestre de 2012, o que permitiria entregá-la em setembro de 2014, segundo Bandeira.

O expresso do ABC terá 25,2 quilômetros de extensão e R$ 1,5 bilhão de investimentos, e deve ser feito por uma parceria público-privada. A CPTM deverá contratar os estudos para o projeto executivo em dezembro deste ano e licitar a obra no segundo semestre de 2012.

A linha até Alphaville, entre a capital e Barueri, terá 10 quilômetros e investimento de R$ 750 milhões. O governo ainda vai contratar o projeto executivo e quer colocar os trens em operação em 2015.

Outra PPP deve ser o Expresso Jundiaí, que ligará a capital e a cidade do interior em 25 minutos, com 47 quilômetros de trilhos. Está em fase de projeto básico, com previsão de ser concluído no segundo semestre de 2012. O investimento é de R$ 3,25 bilhões.

Os trens para Sorocaba e Santos estão em estudo preliminar. O investimento em cada um está estimado entre R$ 3 bilhões e R$ 6 bilhões. É possível que a linha para Sorocaba seja uma PPP. Com ele, a viagem de 90 quilômetros poderá ser feita em 40 minutos.

Para Santos, a transposição da Serra do Mar é a maior dificuldade, mas segundo o presidente da CPTM o projeto é importante por causa do crescimento que terá a Baixada Santista com a exploração do pré-sal. “Não teremos outra alternativa para evitar gargalos.” Serão 72 quilômetros de trilhos e uma viagem de 40 minutos.

O trem para Guarulhos sairá da estação Engenheiro Goulart, na zona leste da capital, e chegará ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. O investimento será de R$ 1,2 bilhão e, segundo Bandeira, a CPTM está finalizando acordo com a Infraero para a construção de uma estação no aeroporto. A intenção do governo é terminar a obra em 2014, mas, segundo Bandeira, a obra não ficará pronta para a Copa do Mundo.

Por: Por Samantha Maia
(Fonte: Valor)

 

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