Categories: Notícias

ALRS – Assembleia debate nesta sexta-feira o futuro das ferrovias na Região Sul

As ferrovias do Sul do Brasil serão tema do Grande Debate no Parlamento gaúcho nesta sexta-feira (26), a partir das 8h30, no Seminário Desenvolvimento e Ferrovias na Região Sul

 

As ferrovias do Sul do Brasil serão tema do Grande Debate no Parlamento gaúcho nesta sexta-feira (26), a partir das 8h30, no Seminário Desenvolvimento e Ferrovias na Região Sul – Diagnóstico e Estratégias das Ferrovias no Sul do País dentro do Programa Destinos e Ações Para o Rio Grande, promoção da Assembleia Legislativa e da Câmara dos Deputados, com participação das frentes nacional e gaúcha de apoio à criação da empresa estatal Ferrosul. A atividade acontecerá no Plenário da Assembleia.

O encontro irá reunir os quatro estados do Codesul – Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina – para analisar a ferrovia Norte-Sul, a Ferrosul e o cumprimento de contratos por parte da ALL. A Ferrosul é uma empresa pública com o objetivo de planejar, construir e operar ferrovias e sistemas nesses quatro estados, com trilhos de trens cortando 238 municípios gaúchos.

A ideia principal, segundo o presidente da Assembleia, deputado Adão Villaverde (PT), é aprofundar o diálogo, fazer um diagnóstico sobre o setor ferroviário e discutir a expansão da Estrada de Ferro Paraná Oeste (Ferroeste), que já vem sendo desenvolvido há mais de dois anos, para a construção de uma empresa pública de transporte ferroviário, a Ferrosul, no âmbito do Codesul.

A Ferroeste é a única operadora de ferrovia pública para o transporte de carga do País, opera 248,6 quilômetros de ferrovia e pretende expandir suas atividades com a construção de mais 1.275 quilômetros de trilhos nos Estados do Sul, para fazer a ligação Norte-Sul, através de Maracaju (MS). A expansão da Ferroeste, além de dar novo impulso às economias de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, vai integrar o Brasil ao Paraguai, Argentina e Chile, por meio de 2.800 quilômetros de via férrea, abrindo produtores brasileiros o acesso à rota Ásia-Pacífico.

Page: 1 2 3

Portal de Licitações