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Agora, obras de trem ficam para 2015

O edital para licitação de contrato da empresa que tocará as obras, que já havia sido anunciado para 2013 e 2014, foi desta vez adiado para o ano que vem.

 

O cronograma para a construção das obras do Trem Intercidades, que ligará Americana a Santos passando por São Paulo, foi novamente adiado pelo governo do Estado. O edital para licitação de contrato da empresa que tocará as obras, que já havia sido anunciado para 2013 e 2014, foi desta vez adiado para o ano que vem.

 

Ontem, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) esteve no Palácio do Planalto, em Brasília, para negociar um pacote de obras junto à presidente Dilma Rousseff (PT), dentre as quais está o primeiro ramal da Linha 2, que passará por Americana, Campinas, Jundiaí e São Paulo.

 

De acordo com informações da assessoria do governador, a previsão é que o edital seja confeccionado somente em 2015, com as obras também previstas para começar no mesmo ano.

 

No cronograma inicial divulgado pelo governo federal, a licitação das obras estava marcada para 2013, sendo que elas deveriam ser iniciadas no ano seguinte. Em dezembro de 2013, o governador Geraldo Alckmin chegou a anunciar que a PPP (Parceria Público Privada) seria iniciada em 2014, mas as obras novamente não saíram do papel.

 

Ontem, o governador cobrou agilidade do governo federal para autorizar o uso das faixas de domínio dos trens, atualmente cedidas à empresa ALL (América Latina Logística).

 

Atualmente, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos aguarda assinatura de convênio, que será firmado entre os governos do Estado de São Paulo e federal, que transfere ao governo paulista as áreas da União para implantação dos serviços. Somente após a autorização para uso da faixa de domínio pela União, o governo do Estado poderá publicar o edital de licitação das obras.

 

A partir dos projetos funcionais, no final de 2012, foi apresentada uma MIP (Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada) ao governo de São Paulo pelas empresas BTG Pactual e EDLP – Estação da Luz Participações para construção de infraestrutura, implantação de equipamentos e sistemas e compra de material rodante para a operação de uma rede integrada de linhas de trens de 416km, abrangendo as cidades de Santos, Mauá, São Caetano, Santo André, Jundiaí, Campinas, Americana, São José dos Campos, Taubaté e Sorocaba, e que se conectará a uma estação no Centro de São Paulo.

 

(Fonte: Portal Todo Dia)

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