Notícias

Adiamento do trem bala será confirmado hoje

Outro motivo do adiamento é a viagem da presidente Dilma Rousseff à China no dia 11, exatamente quando ocorreria o leilão. Apesar de os chineses terem declarado à ANTT que querem participar do trem-bala apenas como fornecedores ou construtores, Figueiredo admitiu que a visita de Dilma à China pode reverter esse quadro.

 

PARA ENTENDER
Pedidos de atraso marcam o projeto
No fim de novembro, diante do risco de ter apenas um concorrente, os coreanos, na disputa pelo projeto, orçado em mais de R$ 33 bilhões, a ANTT adiou o leilão do trem-bala de 16 de dezembro para 11 de abril.

 

A ANTT disse, na ocasião, que quatro grupos de empresas fizeram “manifestações concretas e objetivas” de que iriam participar da licitação.

 

As pressões para o governo desistir de realizar a licitação partiram tanto das empresas estrangeiras, que detêm a tecnologia de fabricação, quanto de entidades empresariais, como a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer). Muitas empresas preferiam aguardar o resultado das eleições, já que o candidato José Serra (PSDB) era contra o TAV.

 

Quatro meses depois, a história se repete. A ANTT recebeu três pedidos formais de adiamento: um da francesa Alstom, fornecedora de equipamentos, um da Ad-Trem, que agrega os fabricantes de trens e outro da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer). A espanhola Talgo fez o pedido à agência e os coreanos enviaram um documento solicitando alteração de alguns pontos no edital.

 

Por: Karla Mendes / BRASÍLIA
(Fonte: O Estado de S.Paulo)

Related posts
Notícias

DF abre licitação para reforma da piscina de ondas do Parque da Cidade

O procedimento licitatório será do tipo menor preço, com valor estimado superior a R$ 18…
Read more
Notícias

Edital de licitação para a terceirização do Aeroporto de Blumenau (SC) está sendo finalizado pela prefeitura

A Prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e…
Read more
Notícias

Governo adere novo sistema de licitação e passa a juntar compras das secretarias

Intenção do Governo do Estado é gerar economia aos cofres públicos O Governo do Estado aderiu ao…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *