Categories: Notícias

À PF, Serra nega ajuda a empresa em licitações do Metrô e CPTM

que tenha atuado para beneficiar empresa em licitações do Metrô e da CPTM enquanto governou o Estad

 

O senador eleito por São Paulo José Serra (PSDB) negou, em depoimento à Polícia Federal (PF) prestado nesta quinta-feira, que tenha atuado para beneficiar empresa em licitações do Metrô e da CPTM enquanto governou o Estado – de 2006 a 2010. O cartel metroferroviário investigado em São Paulo atuou entre 1998 e 2008, segundo o Ministério Público Estadual de São Paulo (MPSP).

 

Em depoimento, Serra reiterou versão apresentada ao MP-SP, de que atuou buscando os menores preços de trens enquanto chefiou o Executivo paulista.

 

Serra teve seu nome citado por executivo da multinacional alemã Siemens, Nelson Branco Marchetti, em e-mail datado de 2008. A mensagem, confirmada pelo senador eleito na oitiva à PF, diz que o tucano pressionou a Siemens a desistir de um recurso na Justiça que atrasaria a finalização de concorrência da CPTM vencida pela espanhola CAF.

 

O e-mail, segundo a investigação, menciona a subcontratação da Siemens pela CAF para fornecer parte das composições.

 

Mas a negociação não evoluiu e a CAF forneceu os 40 trens para a CPTM. Serra diz que foi um dos preços mais baixos já pagos pela companhia paulista.

 

Marchetti é um dos executivos da Siemens que fizeram  acordo de leniência com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) do Ministério da Justiça.

 

Na esfera estadual da investigação, o MPSP entendeu que Serra não beneficiou a CAF e arquivou a apuração. O arquivamento foi ratificado pelo conselho superior do órgão no dia 15 de outubro.

 

(Fonte: Valor Economico)

 

Portal de Licitações