Categories: Notícias

A novela das garagens

O edital para a construção das três unidades, que somam 1.390 vagas, já está pronto e a licitação “deve ocorrer em breve” para que as obras sejam concluídas no primeiro semestre de 2013.

Há 25 anos que planos para a construção de garagens subterrâneas na capital paulista se sucedem, mas só o primeiro deles foi executado e, ainda assim, parcialmente. Apesar do estardalhaço, muito pouco se avançou. Quando esse vaivém começou, há duas décadas e meia, a frota paulistana era de 3 milhões de veículos e a carência de espaços para estacionamento já era clara. Para enfrentar o problema, o então prefeito Jânio Quadros lançou um programa de construção de 12 estacionamentos subterrâneos.

Apesar da resistência dos ambientalistas e dos urbanistas, foram concluídas duas unidades, na Praça Alexandre Gusmão e na Avenida Enéas de Carvalho Aguiar. Mas os protestos foram tantos que o restante do programa foi engavetado e, de lá para cá, embora a expansão da malha viária tenha ficado aquém do necessário e a frota de veículos já ultrapasse os 7 milhões, nenhuma nova garagem foi entregue.

Os projetos apresentados periodicamente para atacar o problema vão desde novos modelos de zona azul até grandiosos edifícios-garagem que, após estudos de viabilidade mais acurados, acabam voltando às vagas subterrâneas. É o que pode estar ocorrendo agora, quando, mais uma vez, a Prefeitura anuncia a realização de audiências públicas para debater a construção de garagens subterrâneas nas vizinhanças do Mercado Municipal, na Praça Fernando Costa e na Praça Roosevelt, no centro da capital. Na verdade, não há muito mais a discutir a respeito numa cidade às voltas com um trânsito cada vez mais congestionado.

Page: 1 2

Portal de Licitações