Categories: Notícias

1 mês após vencedora ser anunciada, licitação do transporte público de Piracicaba segue indefinida; entenda por que


Rápido Sumaré foi divulgada como vencedora no Diário Oficial de 17 de abril, mas prefeitura analisa recurso de uma das empresas perdedoras. Processo se arrasta por 1 ano e 5 meses.

O processo de licitação para definir a nova empresa que assumirá de forma definitiva o transporte público de Piracicaba (SP) segue indefinido, mesmo um mês depois de a Rápido Sumaré ser anunciada como a vencedora. Ao todo, a concorrência já dura um ano e cinco meses.

Ao g1 na última quinta-feira (18), a prefeitura explicou, em nota, que a indefinição ocorre porque a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) e a Procuradoria Geral do Município ainda analisam um recurso apresentado por uma das empresas perdedoras.

A administração municipal disse, ainda, que essa análise verifica a necessidade de “novos levantamentos de dados”, mas não especificou quais dados seriam esses.

A reportagem perguntou se existe um prazo para que a análise seja concluída, mas não obteve retorno até esta publicação. Em caso de indeferimento do recurso, o contrato com a Rápido Sumaré poderá ser homologado.

Contrato temporário
Diante do entrave, a prefeitura publicou no Diário Oficial do dia 18 de abril a sétima dispensa de licitação no transporte público.

A dispensa prevê um valor de R$ 61,1 milhões, menor do que o acordo anterior, que custou R$ 66,8 milhões aos cofres públicos.

O prazo de vigência é de 180 dias, mas pode ser encerrado antecipadamente, caso a administração municipal finalize os procedimentos da licitação.

(Fonte: G1)

Portal de Licitações