EditalQuestões sobre Licitações

Visita Técnica: exigência no edital

Em uma cláusula do edital exige-se visita técnica, ocorre porém que o trecho a ser visitado é de aproximadamente 1.100 km em estradas sem pavimentação, o que, provavelmente levaria, no mínimo, 03 dias para completar a visita e se tratando de pregão, que tem prazo de apresentação de proposta de 08 dias a contar da sua publicação, o prazo para formular a proposta seria bem curto, considerando que são 34 linhas, onde serão utilizados veículos com capacidade para 8, 12, 20, 30 e 45 passageiros.


Ressalto ainda que as empresas que tiverem interesse em participar e retirar o edital em outros dias posteriores ao da publicação terão prazo menor ainda. Registro ainda que há uma grande resistência do município em fornecer o edital, o qual só consegui retirar 02 dias antes da realização do certame, o que tornou impossível de realizar a visita técnica, uma vez que deve ter agendamento em até 48 horas antes da apresentação das propostas.  Não seria o caso de estender o prazo do pregão, nesse caso específico.

A exigência de visita técnica ainda que em locais distintos não é por si só irregular. Todavia, no caso presente, o prazo efetivamente concedido aos interessados para realizarem essa vistoria em 1.100 km de estradas não pavimentadas é bastante exíguo. Sem contar que é irregular a cláusula que impõe agendamento em até 48hs antes da apresentação da proposta.

Entende-se, em uma primeira análise, que os prazos e exigências fixados no Edital, no tocante à visita técnica, tem inegável potencial de reduzir o universo de interessados no certame, podendo ser tida como cláusula ou condição capaz de comprometer, restringir ou frustrar o caráter competitivo das licitações, contrariando o disposto no art. 3º, § 1º, I, da Lei nº 8.666/93.

Quanto a resistência em disponibilizar o Edital, é ato ilegal que devidamente comprovada anula o processo administrativo e implica numa nova publicação.

(Colaborou Dra. Camille Vaz Hurtado Pavani, advogada do escritório AMP Advogados, especializado em licitações e contratos administrativos).

* Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta.

Related posts
EditalQuestões sobre Licitações

Erro no edital – rescisão ou anulação do contrato

Participei de uma licitação modalidade Pregão presencial. Apresentei todos os documentos exigidos…
Read more
Outras QuestõesQuestões sobre Licitações

Competência legislativa municipal

Por favor, discorra sobre a competência municipal prevista no art. 30, inc. II, da Constituição.
Read more
Outras QuestõesQuestões sobre Licitações

Vício de competência

Gostaria de saber se caso não tenha um portaria publicada para designar o pregoeiro e a equipe de…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *