Critérios de AvaliaçãoQuestões sobre Licitações

Somatória de Atestados para Licitação

 Somatória de atestados para comprovação de atividade pertinente com o objeto licitado? Como deve ser aplicada a regra da Lei de licitações para a comprovação de que a empresa atende ao mínimo exigido, normalmente 50% da obra licitada. A somatória de atestados deve se restringir a cada parcela que atenda às parcelas relevantes ou deve-se somar todos os atestados para se obter por exemplo a exigência de no mínimo 500 m2 de área construída e assim somar vários atestados de épocas distintas e assim chegar-se a essa quantidade?

Pode-se somar os atestados desde que compatíveis com a natureza e complexidade do objeto licitado.Cito o exemplo de quem tem vários atestados de construção de pontes de 20 metros  não poderá valer-se deles  para comprovar aptidão técnica para a construção de uma ponte de 20 KM porque a tecnologia empregada e complexidade são incomparáveis.

Por outro lado, não há óbice se utilize um  único atestado for o suficiente para comprovar a aptidão técnica da parcela de maior relevância ou que faça a sua soma.

(Colaborou Dra. Andrea Lucia, advogada especializada em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

Publicado em 08 de agosto de 2012

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
Dispensa e InexigibilidadeQuestões sobre Licitações

Prazo de Empenho para Licitações

NOSSA EMPRESA VENCEU UMA LICITAÇÃO APÓS APRESENTAR CONTRARRAZÕES POR UMA RECOMENDAÇÃO DO…
Read more
MPE´sQuestões sobre Licitações

As micro e pequenas empresas nas licitações: Gráficos, Documentos e Leis

1ª – Vocês tem gráficos e planilhas de participação efetiva e fechamento de contratos de…
Read more
ContratosEditalMPE´sQuestões sobre Licitações

Licitação: Apenas um fornecedor no Estado

Estou realizando um processo de locação de máquinas de café expresso, porém só encontro um…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *