Critérios de AvaliaçãoQuestões sobre Licitações

Somatória de Atestados para Licitação

 Somatória de atestados para comprovação de atividade pertinente com o objeto licitado? Como deve ser aplicada a regra da Lei de licitações para a comprovação de que a empresa atende ao mínimo exigido, normalmente 50% da obra licitada. A somatória de atestados deve se restringir a cada parcela que atenda às parcelas relevantes ou deve-se somar todos os atestados para se obter por exemplo a exigência de no mínimo 500 m2 de área construída e assim somar vários atestados de épocas distintas e assim chegar-se a essa quantidade?

Pode-se somar os atestados desde que compatíveis com a natureza e complexidade do objeto licitado.Cito o exemplo de quem tem vários atestados de construção de pontes de 20 metros  não poderá valer-se deles  para comprovar aptidão técnica para a construção de uma ponte de 20 KM porque a tecnologia empregada e complexidade são incomparáveis.

Por outro lado, não há óbice se utilize um  único atestado for o suficiente para comprovar a aptidão técnica da parcela de maior relevância ou que faça a sua soma.

(Colaborou Dra. Andrea Lucia, advogada especializada em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

Publicado em 08 de agosto de 2012

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
ContratosQuestões sobre Licitações

Renovação de contrato de locação – pesquisa

Considerando a renovação de um contrato referente à locação de imóvel, onde este apresenta a…
Read more
HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Dispensa de licitação – dispensa de documentos de habilitação

Na dispensa em razão do valor, é possível dispensar a documentação de que tratam os artigos 29…
Read more
HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Desclassificação por erro na planilha

Fui inabilitado em uma licitação por não apresentar composição de custos de transportes. Tendo…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *