HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

SG (SOLVÊNCIA GERAL) X IEG

UMA EMPRESA NÃO APRESENTOU O SG (SOLVÊNCIA GERAL), EXIGÊNCIA ESSA DO EDITAL, POREM APRESENTOU IEG, QUE NÃO É EXIGIDO NO EDITAL, PODE SE ACEITAR ESTA SITUAÇÃO?

SENDO QUE A FÓRMULA DO SG É ATIVO TOTAL / PASSIVO CIRCULANTE + EXIGÍVEL A LONGO PRAZO, E O IEG É PASSIVO CIRCULANTE + EXIGÍVEL LONGO PRAZO / ATIVO CIRCULANTE + REALIZÁVEL A LNGO PRAZO + ATIVO PERMANENTE, ESTA EMPRESA TEM COMO ATIVO – R$185.742,24 E O ATIVO DE R$1.872,38, É UM PREGÃO PRESENCIAL PARA MERENDA ESCOLAR, SÃO 15 PARTICIPANTES, PORÉM FOI QUESTIONADO ESTA SITUAÇÃO. A QUESTÃO É A EMPRESA PODE SER HABILITADA OU INABILITADA. 

Em razão do pressuposto de que o edital faz lei entre as partes as comprovações devem se dar tal como exigido objetivamente para todos os participantes da licitação. Fere o princípio da impessoalidade e da igualdade toda vez que a administração tiver que lançar mão de análise de índices ou propostas que fujam aos parâmetros exigidos previamente no edital.

(Colaborou Dra. Andrea Lucia, advogada especializada em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
ContratosQuestões sobre Licitações

Renovação de contrato de locação – pesquisa

Considerando a renovação de um contrato referente à locação de imóvel, onde este apresenta a…
Read more
HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Dispensa de licitação – dispensa de documentos de habilitação

Na dispensa em razão do valor, é possível dispensar a documentação de que tratam os artigos 29…
Read more
HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Desclassificação por erro na planilha

Fui inabilitado em uma licitação por não apresentar composição de custos de transportes. Tendo…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *