HabilitaçãoMPE´sQuestões sobre Licitações

Registro do Livro Diário para empresas participarem de licitações

Sou contador e tenho uma dúvida quanto a registro de livro diário para a empresa participar de processos licitatórios.1 – A empresa é do Simples Nacional, portanto desobrigada a transmissão do SPED Contábil;
2 – a empresa está devidamente registrada na junta comercial do estado de São Paulo;

3 – Porém essa empresa situa-se no interior do estado, sendo assim, preciso saber se só poderá participar de processo licitatório, empresas que tenham seus livros diários devidamente registrados na JUNTA COMERCIAL. Questiono isso, pois existe uma DELIBERAÇÃO DA Junta Comercial do Estado de São Paulo que desobriga, as empresas de fora da capital a regitrar obrigatoriamente seus livros somente na Junta, facultando-os a empresa a poder registrá-lo em Cartório.

Portanto a dúvida é: SOMENTE PODERÁ PARTICIPAR DE LICITAÇÃO EM QUALQUER ESTADO BRASILEIRO, EMPRESAS QUE TENHAM SEUS LIVROS DIÁRIOS, DEVIDAMENTE REGISTRADOS NA JUNTA COMERCIAL DE SEU ESTADO DE ORIGEM? OU OS REGISTROS EM CARTÓRIOS, TEM A MESMA VALIDADE?

Não há qualquer impedimento, desde que o registro esteja de acordo com as normas da respectiva Junta Comercial do Estado de origem do licitante -as quais efetivamente podem variar muito de um Estado para outro.

No caso, como existe norma (deliberação) da JUCESP facultando às empresas sediadas fora da Capital o registro em Cartório, este produzirá os mesmos efeitos jurídicos que o registro efetuado diretamente na JUCESP.

Observo que em caso de questionamento, normalmente bastará o interessado se reportar à referida deliberação para dirimir qualquer dúvida que possa ser suscitada.

Publicado em 25 de junho de 2018

(Colaborou Dr. Paulo Roberto Almeida, advogado especializado em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *