Outras QuestõesQuestões sobre Licitações

Recurso no Pregão

 Realizei um pregão cujo objeto é contratação de laboratório e nele  é exigida como documentação que “os profissionais mencionados deverão possuir carteira profissional devidamente assinada pela empresa licitante ou contrato de prestação de serviços”. A empresa vencedora apresentou o documento do profissional sem essa comprovação. Outra empresa entrou com recurso e a empresa vencedora apresentou no contra recurso a argumentação de que a poderá apresentar o documento requerido, a qualquer momento. Minha dúvida é se posso aceitar o documento que ficou faltando na documentação inicial após este recurso e manter a primeira colocada como vencedora do certame.

Se o edital previa a apresentação da comprovação de vínculo profissional com a empresa na fase de habilitação (ou seja: no envelope com os demais documentos de habilitação) entendo que não é possível adiar a comprovação para o momento do contrato. É que a empresa deixou de demonstrar, no momento apropriado, que preenchia as condições para ser habilitada e prosseguir no certame, e deveria ser declarada inabilitada, com a convocação do segundo melhor colocado. Esse, aliás, seria o procedimento mais correto.

Se o edital previa que a comprovação do vínculo seria apresentada na contratação, então a carteira de trabalho ou contrato de prestação poderá ser apresentada após a fase de habilitação, mas antes da assinatura do contrato.

(Colaborou: Dr. Paulo Roberto de Morais Almeida, advogado do escritório AMP Advogados, especializado em licitações e contratos administrativos.)

 

* Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta.

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *