Modalidades de LicitaçãoQuestões sobre Licitações

Pregão Eletrônico: tempo para encerrar sessão de lances

Em um processo de licitação (PREGÃO ELETRÔNICO), com tratamento diferenciado previsto inclusive no Edital com base no Decreto em referência, de valor superior a R$2.400.000,00 p/contratação, teto este previsto para EPP, pode uma empresa ME ou EPP receber o tratamento diferenciado, com abertura de tempo de 5 (cinco) minutos pra mesma apresentar nova proposta, uma vez que a proposta da mesma ficou superior dentro dos 5% (cinco)por cento, da melhor proposta quando do encerramento da sessão de lances?

Independentemente do valor da licitação,  terminada a fase de lances, se uma MPE (Micro ou Pequena Empresa) apresentar lance e o mesmo situar-se dentro do limite adstrito entre o “menor preço” e  “5% acima deste”, terá oportunidade de fazer nova oferta no prazo de 5 minutos.

Chamamos a atenção, que estamos falando de contratação superior aos R$2.400 mil previsto na Lei de ME e EPP, ou seja: passou deste valor, a empresa deixaria de enquadrar como ME ou EPP, ainda sim ela poderia beneficiar deste tratamento?

Sim. A Lei não fez qualquer limitação para situações como esta.

 

Não existe Limite na Contratação para uma empresa ME ou EPP para beneficiar do tratamento diferenciado?

Não. Já houve casos aqui no escritório em que uma MPE venceu licitações de 4, 8 e até 15 milhões de reais.

(Colaborou Ariosto Mila Peixoto, advogado especializado em licitações públicas e contratos administrativos).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta.

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *