EditalHabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Participação do ART na obra

Aconteceu uma pesquisa de mercado onde a minha empresa ganhou por preço uma obra de reformas com ART. Foi feito um contrato e nele nada dizia da obrigatoriedade do engenheiro da ART participar de reuniões. Mas o outro engenheiro do quadro técnico do CREA participou, assinou os boletins de obra e tudo mais. Agora o órgão não quer dar o atestado de capacidade técnica a empresa porque diz que o engenheiro não compareceu nas reuniões e para dar com o que participou temos que apresentar outra ART.

Isso procede? Qual o melhor a fazer?

Presume-se que o profissional vinculado a determinado atestado de capacidade técnica, participe, de alguma forma, na execução da obra. Isso porque, há dois elementos importantes que devem ser ponderados:

a) o edital exigiu uma determinada capacidade técnica para comprovar que a licitante tinha condições de executar o objeto;
b) se a empresa licitante indicou um determinado profissional para demonstrar sua aptidão técnica (ou seja, para cumprir a exigência do edital), presume-se que este profissional participará da obra ou do serviço, caso contrário, a aptidão da empresa ficaria prejudicada.

No entanto, há editais que deixam clara esta obrigatoriedade, e costumam obrigar expressamente que o profissional detentor do Atestado participe da execução do objeto.

Apesar disso tudo, na prática, é comum obras públicas serem executadas sem a atuação do profissional detentor do atestado de capacidade técnica que permitiu a empresa licitante a ser habilitada no certame.

 

Publicado em 15 de julho de 2020.

(Colaborou Dr. Ariosto Mila Peixoto, advogado especializado em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
Critérios de AvaliaçãoOutras QuestõesQuestões sobre Licitações

Sanções administrativas

Qual penalidade o município pode aplicar para empresa, se não efetuar troca do medicamento que foi…
Read more
Critérios de AvaliaçãoOutras QuestõesQuestões sobre Licitações

Irregularidade: qual a diferença entre gestor e fiscal?

Possuímos um contrato para o transporte de alunos, porém foi constatada irregularidade que…
Read more
HabilitaçãoOutras QuestõesQuestões sobre Licitações

Licitação pode exigir laboratório acreditado?

Ultimamente me deparei com algumas licitações exigindo laudo de qualidade de CBUQ por laboratório…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *