Outras QuestõesQuestões sobre Licitações

Participação de Associação em licitação

Se no edital de licitação – modalidade convite – constar: “”constitui objeto da presente licitação a contratação de EMPRESAS para a prestação de arbitragem de jogos do Campeonato Municipal””, pode uma ASSOCIAÇÃO participar ?”

A Lei 8.666/93 não limita a participação somente a sociedades comerciais.

Nos termos do artigo 28, a lei estabelece que:

Art. 28. A documentação relativa à habilitação jurídica, conforme o caso, consistirá em:
(…)
III – ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;
IV – inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício;

Portanto, se por um lado temos a possibilidade do ingresso das sociedades empresárias (comerciais) conforme previsto no artigo 28, III; por outro, temos a previsão para a participação de sociedades civis – associações – em licitações, conforme indicado no inciso IV do mesmo dispositivo legal.

Não havendo no estatuto da associação, vedação ou restrição à participação; e não havendo incompatibilidade do objetivo estatutário da associação com o objeto do certame; entendo que associação poderá participar da licitação, devendo, para tanto, apresentar os documentos exigidos no edital, no que couber à sua atividade.

Publicado em 19 de setembro 2018

(Colaborou Dr. Ariosto Mila Peixoto, advogado especializado em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *