Outras QuestõesQuestões sobre Licitações

O que se espera de um pregoeiro

VERIFIQUEI DIVERSAS RESPOSTAS SOBRE O ASSUNTO EM QUESTÃO. MAS GOSTARIA DE SABER EXATAMENTE QUAL A PERFORMANCE DE UM PRESIDENTE DE LICITAÇÃO? COMO SABER SE ELE É UM BOM PREGOEIRO?

Trata-se de uma pergunta com possibilidades bastante estendidas de discussão. Mas tentarei resumir o “perfil do pregoeiro” em 7 características.

O que se espera de um pregoeiro?

1) Que ele tenha um considerável conhecimento da legislação de licitação. Atualmente o pregoeiro é obrigado a observar inúmeras leis e decretos que influem diretamente no julgamento. Dentre as normas podemos citar algumas: Lei 8.666/93, Lei 10.520/02, Lei Complementar 123/06, Decretos federais, estaduais e municipais (conforme o caso); resoluções, instruções normativas etc.
Há dezenas de normas que estabelecem regras de cumprimento obrigatório pelo pregoeiro e equipe de apoio.

2) Técnicas e táticas de negociação. O pregoeiro deve conhecer o objeto licitado e as regras de mercado. Ele é o responsável pela obtenção do preço vantajoso ou desvantajoso. Munido de informações – do processo, do edital e/ou do mercado – o pregoeiro tem condições de avaliar e consumar a compra. Preços elevados poder dar ensejo a averiguação de superfaturamento; preços muito baixos podem conduzir à inexequibilidade do contrato, com repercussões desastrosas à Administração. A condução do processo dependerá de conhecimento, experiência e habilidades técnicas adquiridas com muito treinamento e estudo.

3) Temperamento: equilibrado e sensato. O pregoeiro será submetido a situações de confronto e desafio, especialmente intelectual. Ficar nervoso e perder a cabeça na sessão pública (presencial ou eletrônica) pode conduzir à anulação do julgamento.

4) Ter facilidade de comunicação. É a habilidade (natural ou adquirida) de transmitir com clareza e objetividade os atos de de competência do pregoeiro (julgamento, esclarecimentos, determinações etc.)

5) Liderança na condução dos trabalhos. O pregoeiro é, antes de tudo, um líder que fala em nome do poder público naquela sessão do pregão; ele é, naquele momento, uma autoridade pública. Ele tem, por delegação, atribuições de julgamento e condução de um procedimento público. E como líder que é, tem poderes, deveres e muita responsabilidade.

6) Poder de cautela. Embora o pregão seja um procedimento célere, o julgamento final ou qualquer decisão durante o processo (por exemplo: avaliação de propostas; análise da intenção de recurso), não deve ser proferida com precipitação; ou de forma afobada. Se a decisão exigir análise mais cautelosa, o pregoeiro poderá suspender a sessão para estudo e, em seguida, deliberar com segurança e convicção.

7) Iniciativa e decisão. O pregoeiro será colocado em situações de dúvida, incerteza e indecisão. Mas sua função exigirá uma posição de firmeza e determinação. Portanto, o pregoeiro não pode ser indeciso ou temer os efeitos de um julgamento. Deverá ter disposição de decidir, conquanto cause contrariedade a interesses de licitantes que estarão acompanhando o pregão.

São estes, alguns atributos do pregoeiro. A função de julgador não é fácil; exige muito estudo, cautela e coragem. De fato, o pregoeiro tem muito poder, mas prefiro dizer que o pregoeiro tem muito “dever” (de obediência à lei) e “responsabilidade” (pelos resultados e efeitos de sua decisão).

Clique aqui e confira outras Questões e Noticias sobre Pregoeiro.

Publicado em 12 de setembro de 2016

(Colaborou Dr. Ariosto Mila Peixoto, advogado especializado em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
EditalQuestões sobre Licitações

Empresa Recém criada – Sem atestado

No edital pedi atestado de capacidade técnica, como um dos requisitos para habilitação, no…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Revisão de Preços Registrados

Os valores registrados em ata de registro de preços podem sofrer alteração?  Na prática é…
Read more
Dispensa e InexigibilidadeQuestões sobre Licitações

Limite da Dispensa de Licitação

Quantos COTEP posso fazer por ano? O que preciso observar na hora de fazer o COTEP, posso fazer…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *