Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

O que fazer se durante uma Ata de R.P. a empresa for impedida de licitar?

Se durante a vigência de uma ata de registro de preços a empresa receber de outro Órgão a penalidade prevista no artigo 7º da Lei 10520/02 como impedimento de licitar e contratar, como deveremos proceder? Não será mais possível empenhar para a empresa com base na Ata em vigor? Deverá ser rescindida a Ata e chamada a empresa classificada em segundo lugar nos itens registrados com a empresa penalizada? Cabe o contraditório?

O entendimento acerca da abrangência da penalidade prevista no artigo 7º da Lei 10520/02 ainda não é pacífico. Marçal Justen Filho1 aponta a real extensão da suspensão do direito de licitar e contratar no âmbito do Pregão, ao comentar o art. 7º da Lei n. 10.520/02:

A utilização da preposição ‘ou’ indica disjunção, alternatividade. Isso significa que a punição terá efeitos na órbita interna do ente federativo que aplicar a sanção. Logo e considerando o enfoque mais tradicional adotado a propósito da sistemática da Lei n. 8.666, ter-se-ia de reconhecer que a sanção prevista no art. 7º da Lei do Pregão consiste em suspensão do direito de licitar e contratar. Não é uma declaração de inidoneidade. Portanto, um sujeito punido no âmbito de um Município não teria afetada sua idoneidade para participar de licitação promovida na órbita de outro ente federal.

[1] JUSTEN FILHO, Marçal; in: Pregão (comentários à legislação do pregão comum e eletrônico). 4ª ed. São Paulo: Dialética, 2005, p. 193.

Assim, se a penalidade é restrita ao órgão que aplicou, não há porque rescindir a Ata. Por outro lado, se o entendimento for pela abrangência da penalidade a outros órgãos realmente não se poderá mais contratar e a Ata será rescindida.

(Colaborou Dra. Erika Oliver, advogada especializada em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

Publicado em 24 de julho de 2012
*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *