PropostasQuestões sobre Licitações

Negociação do Pregoeiro

Em pregão presencial, há somente duas proponentes, A e B. Na fase de lances verbais, no 8º lance por exemplo, A acaba oferecendo um preço menor e B desiste de prosseguir. A então é vencedora por apresentar o menor preço. No entanto, B, considerando que A não atende os requisitos do edital, apresenta um recurso no prazo de 3 dias úteis e este recurso leva à desclassificação definitiva da empresa A. A segunda colocada, B é chamada para negociar de novo. Qual será o preço-base desta negociação: o último lance de B ou o preço inicial ofertado por B? 

Indubitavelmente, o Pregoeiro iniciará a negociação a partir do último lance de B. A desclassificação da empresa A, não afeta os lances ofertados por B no calor da disputa.

Nas circunstâncias descritas, é comum o Pregoeiro iniciar a negociação, requerendo à empresa B a redução de preços no patamar ofertado pela empresa A (menor preço).

No entanto, se B não conseguir reduzir o valor e este ainda estiver acima da pesquisa prévia de mercado, o Pregoeiro balizará sua negociação no orçamento estimado.

__________________________________________________________________________________

Publicado em 18 de Outubro de 2019

(Colaborou Dr. Ariosto Mila Peixoto, advogado especializado em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta.

 

Related posts
ContratosQuestões sobre Licitações

Enquadramento de MPE

Temos uma empresa enquadrada como Micro empresa e participamos de uma licitação onde comprovamos…
Read more
PropostasQuestões sobre Licitações

Acesso aos documentos da proposta.

Houve a sessão de pregão eletrônico e diversas empresas participaram. Pode a 2ª colocada pedir…
Read more
Outras QuestõesQuestões sobre Licitações

Balanço

Fui inabilitado de uma licitação por apresentar a cópia autenticada do termo de abertura e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *