HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Licitante impedido de licitar pela Prefeitura e TCE/SP

Quando um licitante é impedido de licitar por uma determinada Prefeitura e no processo do TCE SP, esse impedimento está fundamentado no artigo 7º da Lei 10.520, ele está apenas suspenso para com aquela Prefeitura? Ou considerado inidônêo em toda a Administração Pública?

A questão é bastante polêmica.

A leitura literal do dispositivo legal leva ao entendimento de que a sanção administrativa de suspensão temporária estaria limitada ao âmbito restrito do órgão que aplicou a penalidade, de forma que os efeitos da punição não deveriam extrapolar a esfera da administração que, de fato, efetuou a sanção.

Contudo, parte da doutrina e quantidade significativa da jurisprudência, vêm adotando a interpretação extensiva da penalidade de suspensão, como medida educativa para que as empresas não descumpram seus contratos com o poder público.  A suspensão temporária, ao invés de produzir efeitos apenas no âmbito da administração sancionadora, ampliaria seus efeitos a toda a Administração Pública; então uma empresa suspensa em determinada prefeitura, não poderia licitar no País inteiro.

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *