HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Item em desconformidade em Lote único

Participei de um processo licitatório para aquisição de diversos itens em um lote único. E na proposta das outras licitantes, pelo menos um dos itens cotados não atendia ao especificado em edital, restando apenas a minha proposta totalmente válida. Em primeiro momento, a pregoeira habilitou todas as empresas para a fase de lances, e eu manifestei meu interesse em recurso. Não dei lances, e a disputa seguiu normalmente, logo uma das empresas que não atendia por completo o solicitado em edital, venceu o pregão. Ela pode ser homologada como vencedora deste processo, mesmo não seguindo por completo as especificações do edital?

Não pode. Se o edital estabeleceu o critério de julgamento “menor preço por lote”, qualquer um dos itens que componha o lote e tenha descumprido a exigência do edital conduzirá, necessariamente, à desclassificação da proposta.

Trata-se de vinculação à regra do edital. Não há razão para estabelecer uma regra para a disputa e, no meio do certame, modificar a forma de julgamento. Se a Administração entender que o critério eleito não foi o mais eficiente, deverá revogar a licitação e instaurar um novo certame com a regra modificada.

____________________________________________________________________________

Publicado em 25 de Outubro de 2019

(Colaborou Dr. Ariosto Mila Peixoto, advogado especializado em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta.

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *