Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Esquecimento de um item no SRP

Preciso tirar uma dúvida contigo sobre fracionamento de despesa. Uma instituição realiza um SRP de material de construção e por algum motivo esquece de colocar um item, por exemplo cimento. Poderia esta instituição usar a dispensa para comprar o cimento, sem isso ser considerado fracionamento da despesa, uma vez que houve um erro de planejamento inicial na abertura do SRP?

Em que pese o esquecimento de um item relevante, como é o cimento, possa despertar o surgimento de uma solução fácil, como é o caso da contratação direta, entendo que esta solução não é possível.

Ainda que possa parecer menos célere e mais trabalhoso, entendo que as soluções possíveis seriam estas:

a) Revogar o SRP, uma vez que um dos itens importantes não foi incluído. Se a licitação ainda estiver na sua fase inicial de oferecimento de propostas ou de julgamento, esta revogação produzirá apenas efeitos internos, por exemplo, a realização de um novo processo e os custos que isto acarretará; ou
b) Instaurar um processo licitatório apenas para a aquisição deste item.
Em qualquer um dos casos, é possível (diria até que é remota) a apuração de responsabilidade, uma vez que em qualquer das alternativas anteriores, haverá gasto adicional em razão do esquecimento.

E qual a razão para não ser instaurado um processo de contratação direta para a aquisição do cimento? Porque esta modalidade é reservada à exceção e, caso seja contratado o cimento por dispensa, poderá ser caracterizado não o fracionamento, mas coisa pior, dentre elas, a violação ao princípio da obrigatoriedade de licitar; ou ainda, contratação direta fora das hipóteses previstas em lei, a caracterizar o tipo penal do artigo 89 da Lei 8.666/93.

Publicado em 29 de outubro 2018

(Colaborou Dr. Ariosto Mila Peixoto, advogado especializado em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

O vencedor é obrigado a assinar a ARP

O licitante que teve a proposta melhor classificada foi inabilitado após a sessão pública do…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

Documento sem prazo de validade

Na Certidão Simplificada da Junta Comercial não há menção nenhuma ao prazo de validade. Existe…
Read more
HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Contador exercer função de pregoeiro

Uma pessoa contratada para exercer a função de contador poderá também exercer a função de…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *