Outras QuestõesQuestões sobre Licitações

Erro no preenchimento da planilha

Em uma licitação que está na fase de julgamento das propostas: Descobrimos um erro na nossa planilha da administração. O que fazer? Tem que anular a licitação? 

Se a planilha da Administração está correta, e sua empresa errou no preenchimento de algum preço, é preciso observar se o erro é mínimo, a ponto de não comprometer a idoneidade dos valores totais de sua proposta. Nesse caso, há sólida jurisprudência que permite o saneamento da planilha desde que seja mantido o valor total oferecido por sua empresa.

Se o erro estiver na planilha da Administração, o mesmo raciocínio poderá ser aplicado: se o erro é mínimo e não teve a capacidade de impedir ou dificultar a elaboração da proposta, não vejo motivo para a anulação da licitação. Todavia, se o erro da planilha do edital comprometeu o perfeito entendimento do objeto licitado, ou induziu o licitante em erro ou prejudicou a participação, entendo que é o caso de anulação do edital.

Publicado em 15 de Maio de 2019

(Colaborou Dr. Ariosto Mila Peixoto, advogado especializado em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta.

Related posts
EditalQuestões sobre Licitações

Empresa Recém criada – Sem atestado

No edital pedi atestado de capacidade técnica, como um dos requisitos para habilitação, no…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Revisão de Preços Registrados

Os valores registrados em ata de registro de preços podem sofrer alteração?  Na prática é…
Read more
Dispensa e InexigibilidadeQuestões sobre Licitações

Limite da Dispensa de Licitação

Quantos COTEP posso fazer por ano? O que preciso observar na hora de fazer o COTEP, posso fazer…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *