EditalQuestões sobre Licitações

Emissão de Nova Certidão para Licitação

O edital de uma licitação determinou o seguinte em seu item 5.2.2: 5.2.1 – Em originais ou publicações em Órgão Oficial ou por processo de Cópia autenticada em cartório, ou ainda por cópia acompanhada do original a fim de ser autenticada por qualquer membro da Comissão de Licitação (art. 32, da Lei Nº 8.666/93), ou publicada em Órgão da Imprensa Oficial; 5.2.2 – Dentro do prazo de validade, para aqueles cuja validade possa expirar. Na ausência de tal declaração ou regulamentação, o documento será considerado válido pelo prazo de 90 (noventa) dias, a partir da data de sua emissão; Minha dúvida é quanto a validade das Certidões de Débitos. Tenho uma certidão emitida em 28/08/2013 com validade até a data de 24/02/2014. A licitação será em 19/12/2013. Ocorre que por inoperância da Contabilidade após a data de emissão da certidão não mais tenho conseguindo emitir referidas certidões pelo site, sempre constando pendências. Inclusive em 12/12/2013 consegui, por meio do site, a emissão da Autenticidade de referida certidão. Minha indagação é se há impedimento de participar com uma certidão dentro do prazo de validade, mesmo atualmente não sendo liberada novas certidões pelo órgão.

Normalmente, um órgão não emite nova certidão enquanto há certidão válida; só é mesmo possível conferir a autenticidade. Assim que essa certidão expira, é possível emitir uma nova. De qualquer forma, é importante avaliar com precisão quais as circunstâncias fiscais da sua empresa – lembrando que a manutenção das condições de habilitação ao longo do processo e do contrato é obrigação do licitante, sujeitando-o a penalidades por descumprimento.

(Colaborou Dr. Saulo Stefanone Alle, advogado especializado em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados)

Publicado em 08 de janeiro de 2014
*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

{fcomment}

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *