Modalidades de LicitaçãoQuestões sobre Licitações

Desistência da ata de Registro de Preços

No registro de preços se no decorrer da vigência da ata a empresa desistir do fornecimento como proceder para convocar o segundo colocado, este pode fornecer com o preço dele ou do primeiro colocado?

O Decreto nº 7.892/2013 que regulamente o registro de preços no âmbito da Administração Pública Federal previu expressamente a forma de realização de cadastro reserva na impossibilidade de atendimento do primeiro colocado da ata.

Nos casos em que não há regulamentação expressa há o entendimento se ser possível estender à hipótese a disciplina do art. 24, inciso XI, da Lei de Licitações, que trata da contratação de remanescentes, por dispensa de licitação, desde que aceitas as mesmas condições fornecidas pelo licitante vencedor.

Há casos mais isolados, que vedam a contratação de remanescentes com o argumento de que em sendo omissa a lei sobre o assunto, a convocação do segundo colocado na licitação, para assumir o remanescente da ata não é viável juridicamente, sob o argumento de que sendo a dispensa exceção à regra, deve ser aplicada restritivamente aos contratos e não à ata de registro de preços.

Em suma, deverá ser analisada as normas jurídicas aplicadas ao órgão específico para saber como proceder na contratação de remanescente.

(Colaborou Dra. Camille Hurtado, advogada especializada em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *