Outras QuestõesQuestões sobre Licitações

Demora para assinatura do contrato nas licitações

Ganhamos uma licitação em Dezembro de 2014, onde também passamos por uma prova de conceito em Maio de 2015. Até hoje, Janeiro de 2016 não nos chamaram para a assinatura do contrato. 

Houve homologação da licitação? Se não houve homologação, a licitação ainda não está concluída.

E se houve homologação, o simples ato de homologar gera uma “expectativa” de direito. Ou seja, a Administração, mesmo em processo homologado, pode ou não convocar a adjudicatária à assinatura do contrato.

Acabamos fabricando todos os equipamentos e só estamos esperando o contrato assinado para entrega-los.

Se o contrato não foi assinado, a Administração não possui responsabilidade por esta produção antecipada. Vencer uma licitação não faz nascer direito à entrega. Somente a contratação com estabelecimento de prazo para entrega, é que faz surgir o direito da contratada.

Exceto se, mesmo sem contrato, a Administração ordenou (por e-mail ou qualquer outro documento hábil) o início da produção.

O governo pode se recusar a assinar o contrato mesmo depois da homologação?

Sim. A recusa por parte da Administração em contratar não gera direito à indenização à adjudicatária do objeto licitado.

No edital diz “A empresa vencedora será regularmente convocada para assinar o termo do contrato, aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo de 05 (cinco) dias úteis, sob pena de decair do direito à contratação….” Esses 05 dias seriam depois da homologação?

Não. O prazo de 5 dias úteis é contado da “convocação” para assinatura do termo de contrato, geralmente publicada no Diário Oficial.

Publicado em 15 de fevereiro de 2016
(Colaborou Dr. Ariosto Mila Peixoto, advogado especializado em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *