ContratosQuestões sobre Licitações

Convocação – publicação no DO

Existe alguma formalidade para a convocação do licitante vencedor para assinar o contrato? Precisa ser mencionado o prazo para assinatura que já está previsto no edital? Se a Administração fizer por email sem mencionar tal prazo para assinatura é válido? 

 

A publicação na imprensa oficial, quando obrigatória, é indicada expressamente no dispositivo legal.

Como exemplo, o parágrafo único do artigo 61 da Lei 8.666/93 indica expressamente a publicação na imprensa oficial:

Parágrafo único.  A publicação resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos na imprensa oficial, que é condição indispensável para sua eficácia, será providenciada pela Administração até o quinto dia útil do mês seguinte ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de vinte dias daquela data, qualquer que seja o seu valor, ainda que sem ônus, ressalvado o disposto no art. 26 desta Lei. (g.n.)

No caso de convocação para assinatura do contrato, o artigo 64 da Lei 8.666/93, não indicou a obrigatoriedade de publicação:

Art. 64.  A Administração convocará regularmente o interessado para assinar o termo de contrato, aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo e condições estabelecidos, sob pena de decair o direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 desta Lei.

Apesar de não ser obrigatória, entendo que a publicação da convocação na imprensa oficial confere a desejada publicidade ao ato e estabelece o marco inicial da contagem do prazo (habitualmente estabelecida em 5 dias úteis). Portanto, uma vez publicado do Diário Oficial, qualquer litígio que recaia sobre o prazo ou sobre a efetividade da convocação, serão mais facilmente solucionados.

No entanto, como dito, a publicação no Diário Oficial não é obrigatória. Se a Administração preferir outro meio para convocar o adjudicatário, prefira um veículo que seja eficiente na comunicação e certifique o dia exato do recebimento para efeito de contagem do prazo.

Se o prazo para assinatura do contrato já consta de dispositivo do edital, o ato de convocação poderá se referir a ele, sendo desnecessário sua repetição.

________________________________________________________________________________________________

Publicado em 12 de Junho de 2019

(Colaborou Dr. Ariosto Mila Peixoto, advogado especializado em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta.

Related posts
ContratosQuestões sobre Licitações

Renovação de contrato de locação – pesquisa

Considerando a renovação de um contrato referente à locação de imóvel, onde este apresenta a…
Read more
HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Dispensa de licitação – dispensa de documentos de habilitação

Na dispensa em razão do valor, é possível dispensar a documentação de que tratam os artigos 29…
Read more
HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Desclassificação por erro na planilha

Fui inabilitado em uma licitação por não apresentar composição de custos de transportes. Tendo…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *