PropostasQuestões sobre Licitações

Contratos executados e não pagos

Ganhamos uma licitação com o governo cujo objeto era o fornecimento de material permanente (lixeiras plásticas). Ao entregar o material no local de destino, os mesmos foram aceitos e após alguns dias questionados via telefone que as lixeiras não atendiam as que eles queriam. Acontece que as lixeiras entregues estavam de acordo com o solicitado em Edital e que por um erro do solicitante e da comissão de licitação, a descrição do produto fora colocado diferente do que eles pretendiam adquirir, desta forma, fizemos um ofício esclarecendo que nós cumprimos com o descrito em edital provando por fotos e declaração de fábrica que estava em conformidade e que por ser um valor alto, nós não podíamos ter prejuízo com o contrato por um erro da CPL. Pois, o órgão não quer realizar o pagamento da nota fiscal já emitida há mais de 120 dias e agora, após 4 meses, solicita via ofício com AR (Correios) que recolhamos o material em questão no órgão. Como proceder neste caso? Cumprimos com o edital de acordo com nossa proposta (marca/modelo etc.), não temos como trocar o material em questão com a fábrica e teremos que ficar no prejuízo por um erro da Administração?

Se todas as ferramentas jurídicas administrativas já foram tentadas, só restará a sua empresa pedir a tutela do Poder Judiciário, ajuizando uma ação contra o governo.

Lamentavelmente, o Poder Judiciário está abarrotado de ações de particulares contra o governo em face de contratos executados e não pagos. Se esta é a única via que resta à sua empresa, então o faça o mais rápido possível, pois quanto mais o tempo passa, mais o seu direito pode enfraquecer.

Publicado em 07 de maio de 2018

(Colaborou Dr. Ariosto Mila Peixoto, advogado especializado em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
ContratosQuestões sobre Licitações

Renovação de contrato de locação – pesquisa

Considerando a renovação de um contrato referente à locação de imóvel, onde este apresenta a…
Read more
HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Dispensa de licitação – dispensa de documentos de habilitação

Na dispensa em razão do valor, é possível dispensar a documentação de que tratam os artigos 29…
Read more
HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Desclassificação por erro na planilha

Fui inabilitado em uma licitação por não apresentar composição de custos de transportes. Tendo…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *