Outras QuestõesQuestões sobre Licitações

Compra através de leasing na Administração Pública

É possível fazer compra através de leasing na Administração Publica?

A compra através de “leasing”, na Administração Pública, ainda é tema que desperta grande interesse e polêmica. A Lei de Licitações não traz vedação explícita e tampouco autorização expressa para que o administrador promova a aquisição por leasing.

O pagamento parcelado e, conseqüentemente, o leasing, na opinião de alguns doutrinadores, pode ser feita desde que precedida de licitação. Necessariamente, deverão concorrer razões de interesse público, tais como economicidade, conveniência e oportunidade. Presentes os motivos que fundamentam a supremacia do interesse coletivo, tal aquisição poderia ser promovida pelo ente público que, necessitando de determinado equipamento, nunca poderia adquiri-lo, exceto em compra parcelada.

Também é certo que o pagamento parcelado dever respeitar o preceito contido no art. 57, da Lei 8.666/93, ou seja, as aquisições deverão respeitar o período compreendido entre o início e o fim do exercício financeiro (crédito orçamentário). Caso haja necessidade de extrapolar determinado exercício financeiro, tal hipótese deverá estar prevista no Plano Plurianual.

(Colaborou Ariosto Mila Peixoto, advogado especializado em licitações públicas e contratos administrativos).

* Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *