HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Atestado Profissional supre Capacidade Operacional

O atestado de capacidade operacional da empresa pela resolução 1025 do CONFEA, os atestado de capacidade profissional supre o de capacidade operacional, qual o entendimento do STF nesse assunto.

Embora perante a Lei 8.666/93 não exista previsão para a exigência da capacidade operacional (art. 30, § 1º: o inciso II foi vetado), a doutrina e jurisprudência dominantes entendem que é necessária a exigência da capacidade técnico-operacional para garantia da execução do serviço. A discussão sobre a legalidade ou não da exigência de qualificação técnico-operacional é longa e há posicionamentos coerentes de ambos os lados.

A exigência da experiência da empresa também sofre resistência do Sistema CREA/CONFEA, uma vez que os atos normativos (sobretudo as Resoluções) estabelecem que a capacidade da pessoa jurídica constitui-se na reunião da capacidade de seus profissionais, ou seja, perante o Sistema CREA/CONFEA não existe a específica comprovação da capacidade técnica operacional (da empresa licitante).

Contudo, a maioria dos editais que trata de execução de obras e serviços traz a exigência de capacidade da pessoa jurídica.

Para ilustrar um pouco mais nossa discussão, transcrevo um Acórdão do STJ que entende como “legal” a exigência que fora vetada pela Lei 8.666/93:

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *