EditalQuestões sobre Licitações

Aplicação de BDI estimado para Lucro Cessante

Li a questão Ausência de BDI no edital X BDI no Termo de Referência Publicado em janeiro 17, 2017 por Portal de Licitações na categoria Outras Questões. Agora participei de um processo licitatório junto a ELEBROBRAS BOA VISTA RORAIMA que não constava o BDI nem no Edital e nem no Termo de Referência. Como fica o processo licitatório?

O BDI é obrigatório na planilha estimativa assim como na proposta. Sua ausência compromete a execução do objeto ou impede a Administração analisar com clareza o valor ofertado.

“Todos os fatores de risco entendidos como pertinentes pela contratada devem estar previstos no BDI, em item único e próprio, e não no campo para custos diretos. O BDI é o elemento orçamentário destinado a cobrir as despesas classificadas como custo indireto, ou seja, as não diretamente relacionadas à execução do objeto contratado, como a cobertura de riscos eventuais ou imprevisíveis”. (Acórdão TCU nº 1733/2014-P)

Logo, a ausência do BDI no edital ou na proposta configura erro insanável. Se o erro é do edital, a consequência é a anulação da licitação; se a falha está na proposta, a medida é a desclassificação do proponente.

Constatou-se que o edital do certame em análise não previa a exigência da apresentação pelas licitantes do orçamento analítico, com a composição dos custos unitários e o adequado detalhamento do BDI e dos encargos sociais.

(…)

A falta de exigência editalícia para que os proponentes indicassem os valores do BDI e dos encargos sociais, bem como das suas composições, viola o princípio da transparência exposto no inciso II do § 2º do art. 7º da Lei 8.666/1993. A jurisprudência do TCU que trata da matéria determina a obrigatoriedade de apresentação de orçamento analítico, com a discriminação dos itens que compõem o BDI, de modo a permitir a aferição dos percentuais utilizados como base para a estipulação da taxa total e a comparação dos preços apresentados pelas licitantes (Súmula 258/2010)”. (Acórdão TCU nº 1802/2011 – Plenário)

Ganhei a licitação e a administração rescindiu o contrato unilateralmente sem culpa da contratada com redução de 50% do contrato por perda de objeto. Tenho direito ao Lucro Cessante baseado num BDI Estimado?  

Sobre indenização e lucro cessante o STJ proferiu:

ADMINISTRATIVO. CONTRATO ADMINISTRATIVO. RESCISÃO UNILATERAL. INDENIZAÇÃO POR LUCROS CESSANTES. CABIMENTO.

  1. O entendimento proferido pelo Tribunal de origem encontra-se em conformidade com a jurisprudência desta Corte Superior no sentido de que a rescisão do contrato administrativo por ato unilateral da Administração Pública, sob justificativa de interesse público, impõe ao contratante a obrigação de indenizar o contratado pelos prejuízos daí decorrentes, como tais considerados, não apenas os danos emergentes, mas também os lucros cessantes. 2. Recurso especial não provido. (RECURSO ESPECIAL Nº 1.232.571 – MA, 2011/0010409-4)

Apesar do MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES nesta decisão (acompanhado à unanimidade pelos demais ministros da 2ª Câmara do STJ) ter se posicionado favoravelmente ao direito de lucros cessantes, é preciso analisar o caso concreto para verificar a verdadeira dimensão da indenização e se, de fato, o caso conduz à aplicação do direito ao lucro cessante.

Superada a análise de viabilidade, se a empresa tiver direito ao lucro cessante, é o caso de utilizar o BDI estimado para a obras da característica daquela que foi contratada (vide o Acórdão TCU nº 2622/2013 – Plenário), como referência para a estimativa do valor a ser ressarcido pelo Poder Público.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Publicado em 28 de Junho de 2019

(Colaborou Dr. Ariosto Mila Peixoto, advogado especializado em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta.

Related posts
EditalQuestões sobre Licitações

Empresa Recém criada – Sem atestado

No edital pedi atestado de capacidade técnica, como um dos requisitos para habilitação, no…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Revisão de Preços Registrados

Os valores registrados em ata de registro de preços podem sofrer alteração?  Na prática é…
Read more
Dispensa e InexigibilidadeQuestões sobre Licitações

Limite da Dispensa de Licitação

Quantos COTEP posso fazer por ano? O que preciso observar na hora de fazer o COTEP, posso fazer…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *