PropostasQuestões sobre Licitações

Acesso aos documentos da proposta.

Houve a sessão de pregão eletrônico e diversas empresas participaram. Pode a 2ª colocada pedir para ter acesso a documentação da 1ª colocada, da empresa que foi arrematante?

Se o processo ainda está na fase de classificação ou disputa de preços, pode o pregoeiro negar acesso aos documentos da proposta, isso porque a única menção sobre vista da documentação aparece na fase recursal, conforme artigo 4º, inciso XVIII, da Lei 10.520/02: “… sendo-lhes assegurada vista imediata dos autos”.

Se o certame já passou da fase de análise de proposta e disputa de preços, e o licitante foi declarado vencedor, a publicidade de todos os documentos é obrigatória. Aliás, o acesso à documentação do licitante vencedor é condição para abertura do prazo recursal (artigo 4º, inciso XVIII, da Lei 10.520/02).

Assim, sendo proferida a decisão que declara vencedora a empresa licitante, todos os demais participantes terão acesso aos autos (físicos ou eletrônicos, conforme o caso).

____________________________________________________________________________

Publicado em 25 de Outubro de 2019

(Colaborou Dr. Ariosto Mila Peixoto, advogado especializado em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta.

Related posts
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

O vencedor é obrigado a assinar a ARP

O licitante que teve a proposta melhor classificada foi inabilitado após a sessão pública do…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

Documento sem prazo de validade

Na Certidão Simplificada da Junta Comercial não há menção nenhuma ao prazo de validade. Existe…
Read more
HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Contador exercer função de pregoeiro

Uma pessoa contratada para exercer a função de contador poderá também exercer a função de…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *