Notícias

Vereador deixa relatoria da CPI e PV articula cargo na administração Tião

O vereador por Várzea Grande Hilton Gusmão entregou a relatoria da Comissão Processante que investiga uma série de irregularidades supostamente cometidas pelo prefeito Murilo Domingos e seu vice Tião da Zaeli

 

 

O vereador por Várzea Grande Hilton Gusmão (PV) entregou a relatoria da Comissão Processante (CP) que investiga uma série de irregularidades supostamente cometidas pelo prefeito Murilo Domingos e seu vice Tião da Zaeli, ambos do PR, durante o exercício de 2009. Segundo ele, o partido chegou ao entendimento de que deveria ceder uma das duas vagas que detém para o PR, visto que o partido é um dos que possui uma maior representação na Câmara. “Como tinhamos eu e o Toninho do Glória na comissão, achamos por bem ceder o espaço de direito do PR”, explica.

 

Os rumores, contudo, são de que Gusmão foi orientado a deixar a comissão porque o presidente regional do PV, Aluizio Leite, assumirá a secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos. A participação do parlamentar nas investigações poderia comprometer os “laços” entre a sigla e a prefeitura, hoje comandada por Tião. Gusmão, entretanto, nega a articulação. “Não tem nenhuma conversa nesse sentido, até porque todos os cargos até agora são interinos”, pontua.

 

Apesar da Câmara ainda não ter definido quem será o substituto de Gusmão, a tendência é que o republicano Antonio Cardoso assuma o cargo.  Recentemente o vereador chegou a “bater-boca” com o colega Fábio Saad (PTC) devido à ausência de um representante do PR na primeira CP instaurada para investigar Murilo e Tião. O grupo era composto por Saad no cargo de relator, Isabela Guimarães (DEM) como presidente e Gusmão como membro.

Por uma determinação da Justiça, que alegou vícios na forma como os trabalhos estavam sendo conduzidos, a Comissão, contudo, acabou sendo desfeita. O advogado de defesa de Murilo, Paulo Taques, inclusive, chegou a pedir a “cabeça” de Gusmão devido declarações dele à imprensa. O vereador teria afirmado que o prefeito era indefensável por ter apresentado uma quantidade pequena de documentos para tentar comprovar sua inocência.

Advogado quer Gusmão fora de comissão que apura denúncias

Após a decisão da Justiça, a Câmara resolveu instaurar uma nova Comissão, desta vez com Saad na presidência, Gusmão na relatoria e Toninho do Glória (PV) como membro. Além disso, o Legislativo também aprovou uma CPI para investigar supostas irregularidades cometidas por Tião. As acusações são de que ele autorizou a realização de uma obra sem licitação durante um dos períodos que assumiu a prefeitura, enquanto Murilo se licenciava para tratamentos médicos.

 

A CPI é presidida por Gusmão, por este motivo ele e não Toninho acabou cedendo uma das vagas do PV para o PR. “É muito acúmulo de função para mim. Achei melhor sair e deixar o Toninho lá”, afirma. A definição sobre quem será o novo relator do caso será tomada durante a sessão desta quarta (20).

 

Por: Laura Nabuco e Patricia Sanches
(Fonte: RDNews – Poderes e Bastidores)

Related posts
Notícias

Licitação do transporte: Consórcio remarca lançamento para 7 de maio

A mudança ocorre devido à grande demanda para análise das sugestões enviadas pela população…
Read more
Notícias

Aleto e TCE-TO promovem curso sobre a Nova Lei de Licitação

Evento acontece até terça-feira, 23, na sede do Instituto de Contas 5 de Outubro, em…
Read more
Notícias

PG abre licitação de quase R$ 8 mi para formar 'muralha digital'

Segundo a secretária de Cidadania e Segurança Pública outro objetivo é localizar veículos com…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *