Notícias

Um ano após queda de viaduto na Marginal Pinheiros, Prefeitura de SP faz sete obras emergenciais na cidade

Vistoria identificou 12 locais que precisavam de obras emergenciais, entre pontes, viadutos, passarelas e pontilhões. Outras cinco obras estão em andamento.

Um ano após o viaduto da Marginal Pinheiros ceder e provocar um caos no trânsito da cidade, a Prefeitura de São Paulo realizou sete obras emergenciais em pontes, viadutos, passarelas e pontilhões espalhados pela capital paulista. Outras cinco obras estão em andamento.

O viaduto localizado na pista expressa da Marginal Pinheiros, perto do Parque Villa-Lobos, no sentido Castello Branco, cedeu 2 metros no dia 15 de novembro de 2018. Na ocasião, cinco veículos que passavam sobre o viaduto ficaram danificados e uma pessoa ficou levemente ferida.

Após vistoriar 126 endereços ou 222 unidades estruturais (trechos da estrutura), a prefeitura identificou 12 locais que precisavam de obras emergenciais.(veja abaixo a lista com os endereços). O balanço foi divulgado nesta quarta-feira (13). Até o momento, foram investidos R$ 37,9 milhões.

Vitor Aly, secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), afirmou que os viadutos e pontes da cidade estão seguros. “Do ponto de vista de emergência de risco, eu posso dizer que elas têm segurança conforme os informes dos relatórios técnicos.”

O prefeito Bruno Covas (PSDB) participou do anúncio por meio de um vídeo gravado dentro de seu quarto no hospital Sírio-Libanês, onde trata de um câncer.

As obras em andamento, com exceção da Ponte Cidade Jardim, devem ser entregues ate abril do ano que vem.

“Das vistorias emergenciais, nós fizemos intervenções emergenciais em pontos”, afirmou Aly.

A SPObras, empresa municipal vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, abriu dois editais de licitação para a contratação de 37 laudos estruturais. E, até o dia 21 de dezembro, serão lançadas licitações para outros 71 endereços.

No dia 3 de dezembro, a prefeitura afirmou que vai abrir os envelopes da licitação para contratação de laudos estruturais de 19 endereços de pontes e viadutos. O outro edital, com outros 18 locais, deve ser aberto em 18 de dezembro.

Obras emergenciais
Em andamento:

Ponte do Jaguaré
Viaduto Miguel Mofarrej
Viaduto Alcântara Machado
Pontilhão do Córrego Três Pontes
Ponte Cidade Jardim

Concluídas

Ponte da Casa Verde
Ponte da Frequesia do Ó
Ponte Dutra
Ponte do Limão
Pontilhão Itaim
Viaduto da Marginal Pinheiros
Ponte Jânio Quadros

Um Ano Depois
O viaduto da pista expressa da Marginal Pinheiros, a 500 metros da Ponte do Jaguaré, Zona Oeste de São Paulo, cedeu cerca de dois metros na madrugada do dia 15 de novembro. No momento da ruptura do elevado, por volta de 3h30, poucos motoristas trafegavam pela via. Cinco carros foram danificados, um motorista teve ferimentos leves.

Na época, o secretário municipal de transportes, João Otaviano, afirmou que uma das placas de apoio das juntas de dilatação, obrigatórias em estruturas elevadas, como pontes, viadutos e alças, cedeu.

Técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) fizeram uma vistoria e verificaram que uma fissura que se estendia por todo o viaduto.

(Fonte: G1 – São Paulo)

Related posts
Notícias

DF abre licitação para reforma da piscina de ondas do Parque da Cidade

O procedimento licitatório será do tipo menor preço, com valor estimado superior a R$ 18…
Read more
Notícias

Edital de licitação para a terceirização do Aeroporto de Blumenau (SC) está sendo finalizado pela prefeitura

A Prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e…
Read more
Notícias

Governo adere novo sistema de licitação e passa a juntar compras das secretarias

Intenção do Governo do Estado é gerar economia aos cofres públicos O Governo do Estado aderiu ao…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *