Notícias

TCU pede ajuste na licitação de terminal em Suape para evitar concentração

Tribunal de Contas da União (TCU) determinou ajustes no edital de licitação de um novo terminal no Complexo Portuário de Suape (PE), destinado à movimentação e armazenagem de contêineres. Segundo o relator do processo de análise da desestatização, ministro Benjamin Zymler, as mudanças pedidas têm como objetivo evitar a concentração de mercado em apenas um operador.

Entre os ajustes solicitados ao Ministério da Infraestrutura e à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) pelo órgão de controle, está a inclusão de regras no edital prevendo a participação, na disputa, do grupo ICTSI, atual arrendatário do terminal de contêineres do Porto de Suape, o Tecon I.

Também foram solicitadas cláusulas no edital da licitação e no contrato esclarecendo que o arrendatário da área SUA05 não possuirá nenhum direito de preferência em relação à utilização das áreas contíguas ao terminal.

Além disso, o TCU vê necessidade de correções no estudo de dragagem e de pavimentação do terminal, além de revisão de incidência de todos os custos operacionais nos dias previstos para regularização fiscal da draga.

A área em que será instalado o arrendamento, chamada SUA05, deverá compreender um cais de 770 metros e retroárea de aproximadamente 268.967 m².

Segundo dados do governo, o terminal portuário terá capacidade projetada para movimentar aproximadamente 840 mil TEUs por ano. O projeto tem investimentos previstos em cerca de R$ 1,2 bilhão, direcionados à construção dos cais e berços, dragagem, instalação de equipamentos e retroárea.

(Fonte: EM.com)

Related posts
Notícias

Licitação do transporte: Consórcio remarca lançamento para 7 de maio

A mudança ocorre devido à grande demanda para análise das sugestões enviadas pela população…
Read more
Notícias

Aleto e TCE-TO promovem curso sobre a Nova Lei de Licitação

Evento acontece até terça-feira, 23, na sede do Instituto de Contas 5 de Outubro, em…
Read more
Notícias

PG abre licitação de quase R$ 8 mi para formar 'muralha digital'

Segundo a secretária de Cidadania e Segurança Pública outro objetivo é localizar veículos com…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *