Notícias

TCE multa prefeito por dispensar licitação na manutenção de estradas vicinais

Contrato foi firmado para compra do cascalho que seria usado nas vias.

O prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug (PSDB), foi multado pelo TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) por dispensar licitação e firmar contrato no valor de R$ 180 mil para compra de cascalho a ser usado nas estradas vicinais do município. A decisão foi publicada no Diário Oficial da Corte de Contas desta segunda-feira (08).

Conforme o TCE, equipe técnica e o Ministério Público de Contas, ao analisarem a dispensa de licitação n.º 93/2017 e o contrato administrativo 395/2017 dela decorrente, manifestaram-se pela ilegalidade e irregularidade dos procedimentos.

Segundo o Tribunal, houve afronta ao artigo 26 da Lei nº 8.666/1993. Em resposta, a prefeitura informou à Corte de Contas ser responsabilidade do município manter as ruas em perfeito estado, por isso precisava do produto para manutenção das estradas vicinais.

Mesmo assim, a Corte de Contas destacou ser obrigatória a existência de requisitos que façam a dispensa ser realizada, ‘como a emergência ou calamidade pública que configurem a existência de urgência concreta e efetiva do atendimento a situação decorrente do estado emergencial ou calamitoso, que possam causar prejuízos ou comprometer a segurança das pessoas’.

Sob esse entendimento, o conselheiro Waldir Neves Barbosa aplicou multa de 50 Uferms ao prefeito pela dispensa de licitação e pela formalização do contrato e mais 20 Uferms por enviar documentos fora do prazo.

(Fonte: Mídia Max)

Related posts
Notícias

Licitação para construção do Centro Especializado em Reabilitação em Santa Cruz é aberta

Na busca por aprimorar e ampliar os serviços de saúde, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul abriu um…
Read more
Notícias

Prefeitura de Gurupi lança processo licitatório da nova rodoviária, orçada em R$ 13 milhões

O Diário Oficial de Gurupi publicado na noite de sexta-feira, 19, trouxe o aviso de licitação…
Read more
Notícias

Metrô de São Paulo abre licitação para contratação de empresa de vigilância patrimonial

Nesta segunda-feira, 22 de abril de 2024, o Metrô de São Paulo anunciou a abertura de uma…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *