Notícias

TCE investiga sobrepreço em licitação da Câmara

A 1ª Câmara do Tribunal de Contas de Mato Grosso determinou à Secretaria de Controle Externo de Administração Pública Municipal que instaure Tomada de Contas Ordinária com o objetivo de apurar e, se houver, quantificar o suposto sobrepreço e o valor do possível dano causado ao erário relativo à Ata de Registro de Preço do Pregão Presencial 02/2017, da Câmara Municipal de Várzea Grande, no período de 18/05/2017 a 18/05/2018. A decisão é parte do julgamento de Representação de Natureza Interna relatada pela conselheira interina Jaqueline Jacobsen e julgada na sessão ordinária do dia 26/09.

A Representação Interna apontou diversas falhas na licitação, entre elas: fornecimento de materiais estranhos, quantitativos sem a devida justificativa e erro na especificação do item guaraná em pó. Para Jaqueline Jacobsen, todos os erros encontrados têm a mesma origem. “São falhas no planejamento do certame e na fase interna da licitação. Assim, considero que é de suma importância recomendar à Câmara Municipal de Várzea Grande que aperfeiçoe e capacite o seu setor de Contratação, com enfoque no planejamento das licitações”, afirmou Jaqueline.

A relatora julgou a representação interna parcialmente procedente e recomendou à atual gestão da Câmara Municipal de Várzea Grande que observe o Decreto Municipal 76/2016 e a Resolução de Consulta 20/2016, do TCE, para a realização de pesquisa de preços para licitações e justifique no processo licitatório os quantitativos dos itens licitados, com a devida metodologia e memória de cálculo.

Foi alertado ao atual gestor que o julgamento do Processo nº 81078/2017 não afasta a possibilidade dele ser condenado ao ressarcimento do valor do dano apurado em outro processo de representação, que possa vir a ser instaurado, caso ele efetue pagamentos por quantidades não adquiridas.

(Fonte: O DOcumento)

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *