Notícias

Suspensão da licitação da BR-101 Sul será decidida nesta terça-feira pela Fecam

Será nesta terça-feira a decisão da Diretoria da Federação Catarinense dos Municípios e dos presidentes de Associações de Municípios do sul catarinense sobre o ingresso de ação na Justiça Federal para suspender o edital da ANTT que trata da concessão do trecho sul da BR-101.

Os municipalistas estão questionando as quatro praças de pedágio e os valores previstos no edital, considerado muito alto. Levarão estudos contáveis e periciais sobre as tarifas.

Trata-se de matéria polêmica que já tem contestação dos especialistas. A rodovia federal foi construída pelo governo federal e está pronta há mais de dois anos.

A concessão é considerada fundamental para manutenção e melhoria de todo o trecho sul da BR-101. O edital prevê, por exemplo, investimentos superiores a 7 bilhões e 400 milhões de reais, sendo mais de 3 bilhões de reais para construção de terceiras faixas, 70 km de vias marginais, 5 viadutos, 18 passarelas de pedestres e 31 novas interseções, além da iluminação publica em vários trechos.

Além disso, o edital obriga a concessionária a aplicar 4 bilhões de reais para investimentos operacionais.

O engenheiro Ricardo Saporiti, maior autoridade em estudos sobre as rodovias federais em Santa Catarina, questiona a ação, destacando a necessidade urgente de novos investimentos. Diz que a concessão tem sido amplamente discutido em audiências publicas realizadas pela ANTT e que uma eventual suspensão judicial trará prejuízos irrecuperáveis ao Estado.

Assim, a Fecam e as Associações teriam perdido o “time” sobre a questionamento do edital.

Há também outra leitura: a de que os prefeitos e líderes municipais, estariam preocupados com as próximas eleições. E que a suspensão, se acontecer, pode levar a ANTT a cancelar o processo.

(Fonte: NSC Total)

Related posts
Notícias

Governo do RJ anuncia licitação para retomar obras do metrô na Gávea

Retomada será apenas para reforço da estrutura que, atualmente, está alagada. Projeto foi…
Read more
Notícias

Prefeitura de Campo Grande suspende licitação de R$ 8,2 milhões que previa compra de seringas

Concorrência tinha sido aberta há 10 dias Foi suspensa a licitação de R$ 8.253.726,56 para…
Read more
Notícias

Rio Negro abre licitação para construção de ponte com 40m de extensão

Propostas serão abertas no dia 3 de novembro A Prefeitura Municipal de Rio Negro abriu licitação…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *